A sobre-exposição à luz azul acelera o envelhecimento cutâneo como qualquer outra radiação. Com dispositivos como telemóveis, computadores ou tablets cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, é importante saber como proteger a nossa pele.


Temos muito interiorizados os danos que os raios UVA e UVB produzem na nossa pele, mas os raios ultravioletas não são os únicos aos quais devemos prestar atenção. Hoje é também importante ser consciente sobre de que forma nos devemos proteger contra a radiação da luz azul, proveniente da exposição:

  • Aos raios solares
  • Aos ecrãs de telemóveis, tablets ou computadores, dispositivos que estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia.

A sobre-exposição à luz azul acelera o envelhecimento cutâneo como qualquer outra radiação. Um dos danos provocados na pele é a oxidação, sendo a aceleração deste stress oxidativo um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele.

A luz azul também gera secura na pele, pois induz a uma diminuição das aquaporinas, que são as moléculas responsáveis por manter o nível de hidratação cutânea. Além disso, ativa as metaloproteinases que aceleram a destruição do colagénio, causando sinais de flacidez e o aparecimento de rugas.

Por último, estar em contacto com a luz azul pode desencadear a formação de manchas devido a uma molécula chamada opsina 3, presente ao longo de todo este processo.

Existem produtos que atuam como escudo tecnológico, protegendo-nos contra estes danos, pois contam com substâncias ativas que levam a cabo uma ação antioxidante. O concentrado protetor celular antioxidante aox ferulic atua como um protetor biológico face à oxidação produzida por fontes de luz azul. Adicionalmente, potencia a síntese de colagénio e protege as células responsáveis pela sua produção, promovendo a elasticidade e turgência da pele.

aox ferulic

Também é importante que procuremos um protetor solar que não nos proteja somente contra os raios UVA e UVB, como também contra a luz visível e, principalmente, contra a luz azul. A mesoprotech® é a inovadora gama que oferece a tecnologia fotoprotetora mais avançada e completa, ao proteger contra os efeitos nocivos produzidos pelas radiações UVA e UVB, bem como contra a radiação infravermelha (IV) e a luz visível (HEV).