Não é utilizado para identificar produtos, nem faz um «pip» quando passamos pela caixa registadora, mas não há como negar que este termo coloquial é muito ilustrativo. O código de barras nos lábios é uma preocupação estética básica a partir dos quarenta. Já sabe como lidar com ele?


código de barras nos lábios

Embora as rugas sejam uma condição própria do envelhecimento, é lógico querer evitar o envelhecimento da pele. Vamos dizer-lhe alguns detalhes para compreender por que razão aparece e vamos também dar-lhe algumas orientações básicas para prevenir o seu aparecimento.

O que é o código de barras nos lábios e em que idade aparece?

A pele que cobre o chamado músculo orbicular da boca é uma das mais finas do corpo humano e, ao mesmo tempo, está entre as mais utilizadas; move-se quando falamos, comemos, sorrimos, fazemos gestos... É lógico, portanto, que esta seja uma das áreas da pele que envelhece mais prematuramente.

Estas rugas finas verticais e paralelas que aparecem no contorno labial, principalmente no lábio superior entre os sulcos nasolabiais (que vão desde as narinas até aos cantos dos lábios), são conhecidas no mundo da estética como "código de barras", e são, como já dissemos, um dos primeiros sinais do envelhecimento cutâneo.

Quanto à idade em que estas rugas aparecem, esta poderia ser por volta dos quarenta anos, quando as linhas de expressão começam a tornar-se mais pronunciadas e a pele nesta zona começa a perder a sua firmeza, elasticidade e turgidez naturais.

Como eliminar o código de barras nos lábios

A causa raiz do aparecimento do código de barras é a diminuição ou perda de elastina, colagénio e ácido hialurónico. Assim, entre os muitos tratamentos que existem contra estas rugas, destacamos dois pelos seus bons resultados, elevada eficácia e segurança comprovada:

  • Contorno de lábios. O nosso age element® anti-wrinkle lip and contour combate o código de barras nos lábios em tratamento domiciliário, combinando um extrato biotecnológico marinho, a molécula sinalbina e o nosso [meso]epigen systemTM para reverter o efeito dos marcadores epigenéticos. A sinalbina tem um efeito volumizador natural. Além disso, o aplicador de cerâmica ajuda a massajar o contorno dos lábios para promover a penetração dos ativos.
age element® anti-wrinkle
lip and contour
age element® anti-wrinkle
lip and contour
  • Preenchimento dérmico. O ácido hialurónico é talvez o principal agente regenerador para eliminar o código de barras dos lábios. Na nossa linha mesofiller® de tratamento médico-estético utilizamos a densiMatrix® technology para garantir a máxima qualidade, pureza, segurança e eficácia do preenchimento.

Como prevenir o seu aparecimento

Salvo casos excecionais, o aparecimento progressivo destas rugas perilabiais com a idade é inevitável. Mas é possível prevenir, atrasar e minimizar o código de barras dos labios se seguirmos uma série de boas práticas desde cedo. Como estas:

  • Evitar estilos de vida prejudiciais, principalmente o tabagismo (não é por acaso que estas alterações são também conhecidas como "rugas de fumador").
  • Proteger a área contra o fotoenvelhecimento causado pela radiação solar com protetores solares específicos.
  • Para uma pele bem texturizada são altamente recomendadas as esfoliações suaves uma vez por semana.
  • Fortalecer a zona com ginástica facial é uma ótima forma de manter um contorno labial saudável.
  • Procurar uma alimentação variada e equilibrada, assegurando fornecimentos abundantes de vitamina C.
  • Deixamos para último, mas é talvez o gesto diário mais importante: beber muitos líquidos para manter uma hidratação elevada .

Como pode ver, uma combinação de cuidados preventivos nos âmbitos da nutrição, as rotinas de beleza e os comportamentos podem ajudar-nos muito na prevenção, por isso, não deixe de ter isto em conta; além disso, não só irão ajudar a lutar contra o código de barras, mas também a manter a saúde geral da sua pele.

Os seus lábios dizem tudo sobre si

Manter uns lábios carnudos e com volume está diretamente relacionado com um contorno labial saudável : cuide dele!

Quer saber mais?

Solicite uma marcação no seu centro médico-estético mais próximo.

VER CENTROS

ver centros