O escurecimento da zona íntima das mulheres é bastante comum, e na grande maioria dos casos é benigno, ou seja, não tem consequências patológicas. No entanto, por vezes causa preocupação e angústia psicológica, devido às implicações que pode ter no seu estado psicológico e na sua vida sexual.


como clarear a zona íntima

Nesta publicação do blogue, falamos do clareamento da zona íntima feminina, e explicamos resumidamente o que é e porque sucede. Iremos também falar do uso dos cremes tópicos, muito eficazes em conjunto com tratamentos profissionais.

Como é que a pele escurece? 

O fenómeno do escurecimento da pele é genericamente referido como hiperpigmentação da melanina, e tem a ver com a sobreprodução do pigmento da melanina por parte dos melanócitos presentes na pele. 

Contudo, não basta dizer isto, porque existem vários tipos de hiperpigmentação. também com motivos variados. 

Existem manchas de tamanho pequeno e perfil relativamente bem definido, tais como melasmas, sinais ou eflorescências, e também hiperpigmentações generalizadas que surgem em zonas maiores do corpo, frequentemente áreas onde predominam as dobras, tais como as axilas, ou áreas de alta exposição ao ambiente externo, tais como os ombros, e as zonas íntimas. 

Hiperpigmentação melânica generalizada em zonas íntimas: 

Este termo diz respeito ao escurecimento difuso de áreas relativamente extensas, incluindo normalmente a vulva, o períneo, a zona perianal, a virilhas, o interior das coxas e monte-de-vénus

Causas da hiperpigmentação genital 

A ginecologia estética, dirigida especificamente a questões de saúde, bem-estar e aspeto das zonas íntimas da mulher, identificou diversas causas possíveis para o escurecimento dessa parte do corpo. Em cada caso concreto pode haver um ou mais motivos para a hiperpigmentação. 

O primeiro fator, e o mais importante, são as hormonas. As alterações (não só de pigmentação, mas também outras de tipo estético e funcional) têm a ver com variações ao nível do estrogénio, causadas por episódios como a gravidez, o puerpério, a toma de contracetivos ou a menopausa. 

Por outro lado, algo que costuma ocorrer, são outros fatores que podem causar ou contribuir para a hiperpigmentação genital. Alguns deles são: 

  • Diversas doenças e transtornos, como o excesso de ferro no organismo. 
  • A exposição a materiais pesados e alguns medicamentos, seja por ação direta ou indireta (por exemplo, alguns podem causar fotossensibilidade). 

Há também que levar em conta hábitos ou comportamentos que, para além de estarem relacionados com outras condições ginecológicas, poderão também desempenhar um papel no escurecimento das zonas íntimas:

  • Algumas técnicas de depilação (cera quente e laser). 
  • Uma constante vermelhidão devido ao uso de peças justas. 

Por último, devemos ter em conta que algumas peles têm mais predisposição que outras para este tipo de escurecimento, nomeadamente os fototipos mais escuros. 

Como clarear a pele da zona íntima? 

Como é expectável, por ser um problema tão comum, há uma série de soluções tradicionais, truques domésticos e outras dicas para limpar a área vulvar, mas são pouco eficazes e carecem de rigor e segurança quando aplicados ao epitélio vulvar. Com a nossa experiência de investigação e inovação, consideramos que a solução passa por aplicar tratamentos medico-estéticos profissionais.  

dermamelan® intimate da mesoestetic® é um tratamento doméstico profissional e doméstico para regular a pigmentação na zona íntima e minimizar o seu reaparecimento, sendo por isso mais conveniente do que métodos que apenas se concentram na remoção de manchas, tais como lasers ou peelings.

Este tratamento tópico em duas fases (uma sessão clínica única e um regime domiciliário) também melhora o estado e o aspeto dos tecidos genitais externos femininos. A longo prazo, complementa-se com outros tratamentos específicos de hidratação e regeneração tecidular, como mesofiller® sensitive

Uso de cremes em casa para clarear a zona íntima externa 

No caso dos cremes para uso em casa, o seu objetivo é aumentar a eficácia dos tratamentos profissionais. Funcionam um complemento e continuação das fases intensivas realizadas por profissionais em centros dermoestéticos. Por exemplo, no caso do tratamento anteriormente referido, dermamelan® intimate gel mantém e prolonga a dupla ação corretiva e reguladora, graças a elementos como ácido kójico, ácido salicílico e niacinamida. 

Recomendamos vivamente acompanhar este creme de clareamento da zona íntima (pelo seu efeito quertológico) com outro creme altamente hidratante próprio para a zona genital externa. A melhor sugestão é hydragel intimate, por ter uma grande capacidade de hidratar e aumentar a firmeza dos tecidos com base no ácido hialurónico e retinol.