A celulite é um dos distúrbios cutâneos mais comuns entre as mulheres. Afeta mais de 80% da população feminina. Mas nem todos sabem que, embora seja quase impossível eliminar a celulite, existem tratamentos e produtos eficazes para reduzi-la.


como eliminar celulite

Vamos explicar em que consiste e dar algumas dicas sobre como eliminar a celulite.  

O que é a celulite? 

A lipodistrofia ginecoide, mais conhecida como celulite, é uma alteração da pele na qual adipócitos ou depósitos de gordura se tornam muito visíveis com a pressão no tecido conjuntivo. Ou seja, quando as células gordas aumentam e fazem pressão para as camadas mais superficiais, as fibras conjuntivas que unem a pele aos músculos permanecem iguais e empurram para baixo. Este movimento gera uma espécie de buracos, e é por isso que também é chamada de “pele casca de laranja”.1  

como eliminar celulite

A celulite pode surgir espalhada ou localizada nos glúteos, ancas, coxas, nádegas, joelhos, tornozelos e braços.

Sendo uma alteração do metabolismo da pele, pode afetar pessoas de qualquer peso, não necessariamente aquelas com excesso de peso ou obesidade. Além disso, geralmente é mais comum nas mulheres do que nos homens.

Tipos de celulite

Há uma escala específica na qual se identificam basicamente 3 tipos de celulite, cada um com diferentes graus de gravidade.2

  • Celulite dura ou compacta: É uma celulite que não se pode ver a olho nu. O seu aspeto característico só aparece ao beliscar a área com os dedos.
  • Celulite flácida ou macia: É o tipo mais comum de celulite, em que os nódulos já se veem a olho nu, sem exercer compressão. 
  • Celulite edematosa: Menos frequente, geralmente aparece nas pernas e nádegas e aumenta o volume dos membros. 

É importante começar a tratar a celulite a partir do momento em que se notam os primeiros efeitos, pois quanto mais leve for, mais fácil será tratá-la, e com melhores resultados. 

Quais são as causas da celulite

Se quer saber como melhorar o aspeto de uma pele com celulite, é importante que conheça as causas da celulite mais comuns, internas e externas, e o que provoca a celulite:3 

Fatores internos que causam celulite

  • Hormonal: É muito comum a celulite aparecer em momentos como a puberdade, gravidez ou menopausa. Mas os estrogénios não são as únicas hormonas que influenciam o aparecimento: insulina, tiroides ou catecolaminas, entre outros, também podem ser causadores. 
  • Etnia: Consta que a celulite afeta principalmente mulheres caucasianas e, em menor medida, as mulheres asiáticas 4
  • Idade: Com o envelhecimento, a pele torna-se menos elástica, o que faz a celulite a começar a aparecer entre os 25 e os 35 anos. 

Outras causas da celulite podem também ser alterações no sistema vascular e linfático, na estrutura normal dos adipócitos e na composição da MEC (matriz extracelular).

Fatores externos que provocam celulite

  • Estilo de vida sedentário: Contribui para a má circulação e enfraquecimento dos tecidos, porque não recebem uma quantidade suficiente de sangue e nutrientes. 
  • Má alimentação: Se tem uma dieta rica em sal, açúcares, gorduras saturadas e processadas, esta pode ser uma das causas da celulite. 
  • Stress: A hormona do stress, o cortisol, tem um efeito muito negativo, pois facilita a acumulação de gordura e a retenção de líquidos. 

Como eliminar a celulite definitivamente 

Embora não seja possível eliminar a celulite a 100%, vamos dar algumas dicas para atenuá-la em diferentes vertentes. 

Os melhores tratamentos para eliminar a celulite

Existem diversos tratamentos tópicos que permitem acabar com a celulite.  

O tratamento profissional e doméstico bodyshock® da mesoestetic®é uma solução personalizada para o tratamento de alterações da silhueta, feito de uma forma específica.

Através de uma combinação personalizada de boosters e massagens específicas, o tratamento consegue grandes resultados nos 3 tipos de celulite, graças às suas fórmulas concentradas em ingredientes ativos e com sistemas veiculares.  

Acompanhar o tratamento profissional com os produtos domésticos certos permite maximizar os resultados. Para tal, combinar uma estratégia in & out através de nutracêuticos e fórmulas tópicas é a alternativa ideal para reduzir a celulite. Recomendamos combinar grascontrol detox powder e/ou grascontrol® lipactive solution com bodyshock® celluxpert para obter a máxima eficacia.  

Veja qual a combinação que melhor se adapta às suas necessidades no centro medico-estético mais próximo. 

Por fim, damos outras recomendações que podem ajudar a reduzir a celulite

Reduzir a celulite com a alimentação 

  • Beber mais água: Uma pele hidratada é uma pele mais elástica, para que os nódulos não sejam tão visíveis. Além disso, favorece a eliminação de líquidos retidos e toxinas. 
  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada à base de vegetais, proteínas e baixo consumo de sal: A retenção de líquidos é o grande inimigo da celulite, por isso reduzir o sal e outros alimentos que dão celulite é ótima ideia. A fibra melhora a eliminação de toxinas e, se a consumir em vegetais de folhas verdes, também beneficia do seu grande efeito diurético. As proteínas vão ajudar a construir músculo e repará-lo.

Acabar com a celulite com exercício 

  • Cardiovascular: Os treinos HIIT (intervalos de alta intensidade), como burpees ou corrida, facilitam a queima de gorduras para acabar com a celulite. 
  • De força: Exercícios como agachamentos, levantamento de peso ou “lunges” são muito úteis para reduzir o volume de células de gordura. 

Eliminar celulite com: massagem e drenagem anti celulite

Drenagem celulite para ajudar o sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas. Pode usar luvas esfoliantes, rolos ou escovas para a celulite e aplicar técnicas como massagem anticelulite (beliscar os nódulos e passar o rolo depois). 

Eliminar a celulite com banhos de água fria

Aplique água fria na zona dos tornozelos e suba gradualmente, para promover o retorno venoso e linfático nas extremidades inferiores. É uma técnica que elimina a celulite.

Referências

1 https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=4953 

2 https://www.sideraworks.com/tipos-celulitis/ 

3 https://www.elsevier.es/es-revista-farmacia-profesional-3-articulo-celulitis-clinica-tratamiento-13117885 

4 https://aedv.es/comunicacion/notas-de-prensa/celulitis-lo-ultimo-para-combatirla/