As rugas são, simultaneamente, um testemunho da nossa bagagem pessoal e um sintoma de envelhecimento cutâneo indesejável, que podemos travar através da aplicação dos cremes antirrugas corretos.


Como acontece com qualquer produto médico ou cosmético, é importante procurar aconselhamento antes de começar a utilizá-lo. Aqui explicamos-lhe o que são cremes antirrugas, quais são os seus efeitos e quando é a melhor altura para começar a utilizá-los. Além disso, apresentamos algumas das nossas soluções específicas.

O que são cremes antirrugas? 

No âmbito dermo-estético, entendemos que os cremes antirrugas são fórmulas que reduzem as linhas estáticas e dinâmicas da pele que aparecem como resultado do envelhecimento cutâneo, quer de forma independente, quer como parte de tratamentos mais amplos. 

Evidentemente, a passagem do tempo (aquilo a que chamamos envelhecimento intrínseco ou envelhecimento cronológico) faz parte da natureza. Contudo, o denominado “envelhecimento biológico da pele” é uma soma de fatores genéticos e epigenéticos (extrínsecos, tanto ambientais, como comportais) que podem assim ser travados. 

As manifestações deste envelhecimento da pele são, obviamente, as rugas. Mas podemos destacar outras como: 

  • Perda de luminosidade 
  • Perda de firmeza 
  • Aparecimento de rugas 
  • Perda de densidade 

Estes efeitos aparecem progressivamente ao longo da vida e é possível agir diretamente sobre cada um deles se utilizarmos a solução dermatológica com as funções específicas apropriadas. Ou, para os abordar como um todo, realizar um tratamento anti-idade abrangente e personalizado com profissionais

O que faz um creme antirrugas? 

Como acabamos de dizer, um bom creme antirrugas terá uma composição que visacombater um ou vários destes efeitos que referimos. 

  • A perda de luminosidade é o fenómeno mais precoce associado ao envelhecimento cutâneo.  A pele torna-se baça à medida que os aminoácidos, as proteínas e a água transepidérmica começam a diminuir.  Nestes casos interessa-nos travar a libertação de radicais livres através de antioxidantes
  • A flacidez é o grande sinal de alerta que normalmente consideramos para começar a cuidar da nossa pele: a capacidade de síntese dos fibroblastos reduz e verifica-se um decréscimo dos níveis de colagénio e elastina. Precisamos de tensores que reestruturem os elementos constituintes da derme, como os péptidos. 
  • A renovação celular e o metabolismo dérmico abrandam, e as rugas já não são exatamente marcas de expressão. Temos de retexturizar e abrandar a deterioração a nível celular e promover a diferenciação dos queratinócitos, algo para o qual o retinol parece feito à medida. 

Quando começar a usar um creme antirrugas? 

Mais uma vez, o momento certo para começar a usar cremes antirrugas dependerá da fase da vida em que nos encontramos em termos de envelhecimento cutâneo. Portanto, a experiência diária mostra-nos que não existe uma regra universal; uma pessoa de trinta anos pode já ter pés de galinha, enquanto outra de cinquenta pode ainda ter uma pele lisa e luminosa. 

O que parece estar totalmente confirmado é que, em termos gerais, existe uma sequência no aparecimento dos diferentes graus de envelhecimento cutâneo. Nesta sequência, a perda de luminosidade antecede frequentemente a perda de firmeza da derme que, por sua vez, antecede o aparecimento de rugas profundas e a perda de densidade dérmica. 

De qualquer forma, uma grande parte dos sintomas são progressivos; ou seja, aparecem de forma ténue nas fases iniciais e agravam-se com o tempo. Vejamos, por exemplo, a definição da silhueta facial: será muito menos percetível na casa dos trinta do que na casa dos sessenta, mas os sinais de fadiga mecânica, perda de volume e redução da elasticidade já lá estão. 

Soluções mesoestetic® para cada fase da vida da pele 

Por todas as razões anteriormente mencionadas, continuamos a ter em mente a segmentação do envelhecimento cutâneo em graus como princípio para apresentar soluções específicas. É a forma mais eficaz de conceber fórmulas verdadeiramente eficazes para combater as rugas em cada etapa da sua evolução. 

Uma pele jovem é uma pele saudável 

Para obter aconselhamento sobre os tratamentos e produtos mais adequados para si pode aceder a o seu centro mesoestetic® mais próximo e também seguir as nossas publicações nas redes sociais