Cremes antirrugas: o que são, para que servem, quando devem ser utilizados?
As rugas são, simultaneamente, um testemunho da nossa bagagem pessoal e um sintoma de envelhecimento cutâneo indesejável, que podemos travar através da aplicação dos cremes antirrugas corretos.

Como acontece com qualquer produto médico ou cosmético, é importante procurar aconselhamento antes de começar a utilizá-lo. Aqui explicamos-lhe o que são cremes antirrugas, quais são os seus efeitos e quando é a melhor altura para começar a utilizá-los. Além disso, apresentamos algumas das nossas soluções específicas.
O que são cremes antirrugas?
No âmbito dermo-estético, entendemos que os cremes antirrugas são fórmulas que reduzem as linhas estáticas e dinâmicas da pele que aparecem como resultado do envelhecimento cutâneo, quer de forma independente, quer como parte de tratamentos mais amplos.
Evidentemente, a passagem do tempo (aquilo a que chamamos envelhecimento intrínseco ou envelhecimento cronológico) faz parte da natureza. Contudo, o denominado “envelhecimento biológico da pele” é uma soma de fatores genéticos e epigenéticos (extrínsecos, tanto ambientais, como comportais) que podem assim ser travados.
As manifestações deste envelhecimento da pele são, obviamente, as rugas. Mas podemos destacar outras como:
- Perda de luminosidade
- Perda de firmeza
- Aparecimento de rugas
- Perda de densidade
Estes efeitos aparecem progressivamente ao longo da vida e é possível agir diretamente sobre cada um deles se utilizarmos a solução dermatológica com as funções específicas apropriadas. Ou, para os abordar como um todo, realizar um tratamento anti-idade abrangente e personalizado com profissionais.
O que faz um creme antirrugas?
Como acabamos de dizer, um bom creme antirrugas terá uma composição que visacombater um ou vários destes efeitos que referimos.
- A perda de luminosidade é o fenómeno mais precoce associado ao envelhecimento cutâneo. A pele torna-se baça à medida que os aminoácidos, as proteínas e a água transepidérmica começam a diminuir. Nestes casos interessa-nos travar a libertação de radicais livres através de antioxidantes.
- A flacidez é o grande sinal de alerta que normalmente consideramos para começar a cuidar da nossa pele: a capacidade de síntese dos fibroblastos reduz e verifica-se um decréscimo dos níveis de colagénio e elastina. Precisamos de tensores que reestruturem os elementos constituintes da derme, como os péptidos.
- A renovação celular e o metabolismo dérmico abrandam, e as rugas já não são exatamente marcas de expressão. Temos de retexturizar e abrandar a deterioração a nível celular e promover a diferenciação dos queratinócitos, algo para o qual o retinol parece feito à medida.
Quando começar a usar um creme antirrugas?
Mais uma vez, o momento certo para começar a usar cremes antirrugas dependerá da fase da vida em que nos encontramos em termos de envelhecimento cutâneo. Portanto, a experiência diária mostra-nos que não existe uma regra universal; uma pessoa de trinta anos pode já ter pés de galinha, enquanto outra de cinquenta pode ainda ter uma pele lisa e luminosa.
O que parece estar totalmente confirmado é que, em termos gerais, existe uma sequência no aparecimento dos diferentes graus de envelhecimento cutâneo. Nesta sequência, a perda de luminosidade antecede frequentemente a perda de firmeza da derme que, por sua vez, antecede o aparecimento de rugas profundas e a perda de densidade dérmica.
De qualquer forma, uma grande parte dos sintomas são progressivos; ou seja, aparecem de forma ténue nas fases iniciais e agravam-se com o tempo. Vejamos, por exemplo, a definição da silhueta facial: será muito menos percetível na casa dos trinta do que na casa dos sessenta, mas os sinais de fadiga mecânica, perda de volume e redução da elasticidade já lá estão.
Soluções mesoestetic® para cada fase da vida da pele
Por todas as razões anteriormente mencionadas, continuamos a ter em mente a segmentação do envelhecimento cutâneo em graus como princípio para apresentar soluções específicas. É a forma mais eficaz de conceber fórmulas verdadeiramente eficazes para combater as rugas em cada etapa da sua evolução.
- Contra a perda de luminosidade, a gama antiaging brightening solutions suaviza imperfeições e unifica o tom, iluminando o rosto com fórmulas de absorção rápida que contêm ácido hialurónico e vitamina C. Estas fórmulas podem ser de aplicação geral, como o age element® brightening cream, ou de aplicação específica, como o age element® brightening eye contour.
- Para tratar a perda de firmeza, o tratamento mais adequado é a gama antiaging firming solutions. O nosso objetivo é reforçar as estruturas e promover a elasticidade com fitoativos tensores. Assim, a age element® firming eye contour trata as pálpebras caídas, enquanto o age element® firming cream atua sobre a suavidade da silhueta do rosto.
- Neutralizar a profundidade das rugas e a perda de volume dérmico é o objetivo prioritário da gama antiaging anti-wrinkles solutions, com os biopeptídeos a desempenharem um papel fundamental. Para o conseguir, podemos combinar o age element® anti-wrinkle cream durante o dia com o age element® anti-wrinkle night cream à noite, e tratar as bolsas do contorno dos olhos com age element® anti-wrinkle eye contour.
Uma pele jovem é uma pele saudável
Para obter aconselhamento sobre os tratamentos e produtos mais adequados para si pode aceder a o seu centro mesoestetic® mais próximo e também seguir as nossas publicações nas redes sociais.
localize seu centro de referência
Onde me posso informar ou realizar o tratamento?
