A acne e respetivas borbulhas podem aparecer em qualquer idade. Em idades adultas, no geral, afetam principalmente as mulheres, tendo um impacto físico, social e psicoemocional significativo. Em seguida, explicamos-lhe em que consiste, por que motivos aparece e como pode evitar, reduzir e combater a acne com várias opções de tratamento altamente eficazes.


como tirar borbulhas da cara rapidamente

O que é a acne?

A acne é um transtorno inflamatório cutâneo no qual os poros da pele ficam obstruídos por um excesso de sebo, bactérias e células mortas. Em função da obstrução dos poros, a acne tem um determinado tipo de gravidade e pode provocar certas lesões (pontos negros, borbulhas, pústulas ou nódulos).1 

Pode afetar todo o corpo e é um problema muito comum: afeta 9,4%2 da população mundial, é a principal doença em Espanha no inverno, a 3.ª principal doença cutânea na Europa e a 8.ª no mundo.

Por que motivos aparece a acne? 

Foram identificados certos fatores que promovem o aparecimento da acne:

  • Dieta rica em hidratos de carbono, açúcares e laticínios3, que estimula a via principal da acne, que está associada à insulina, a hormona do crescimento (GH) e a IGF-1.4 
  • Desajustes hormonais, uma vez que a acne é uma doença com influência endócrina5; por isso, não aparece apenas devido às alterações hormonais da adolescência, mas também em idades adultas como consequência do ciclo menstrual, dos desequilíbrios na testerona (como no Síndrome do Ovário Policístico), da prolactina (gravidez, amamentação) ou dos esteroides sexuais. O excesso de androgénios origina uma produção excessiva de gordura e uma proliferação das células cutâneas, o que acaba por resultar numa obstrução do folículo piloso.
  • Stress. Em ligação com o ponto anterior, o stress aumenta os níveis de cortisol, uma hormona que promove a produção de sebo e a inflamação. Além disso, o stress altera o sistema imunitário, o que por sua vez afeta a capacidade de o corpo combate a acne e as suas borbulhas.
  • Disbiose bacteriana do microbioma da pele, caracterizada por um aumento das bactérias C. acnes, que são responsáveis pela secreção de substâncias que facilitam a inflamação. Esta disbiose está também relacionada com um desequilíbrio da microbiota intestinal e do sistema imunitário.
  • Suor e humidade em excesso, que podem obstruir facilmente os poros se não for realizada uma higiene adequada e frequente.
  • O uso de certos produtos, principalmente de cuidado facial, produtos comedogénicos (que obstruem os poros) ou muito gordurosos (como os óleos).

Como tirar da cara as borbulhas provocadas pela acne de forma rápida? 

Para começar a atenuar os efeitos da acne, é importante que tenha uma série de conselhos em conta:

  • Siga uma dieta adequada, baixa em hidratos de carbono, laticínios, aditivos e refinados, uma vez que, como já vimos, a acne está altamente relacionada com a alimentação.
  • Limpe adequadamente a pele, duas vezes por dia, com um produto de limpeza que não resseque a pele. Utilize apenas esfoliantes muito suaves para desobstruir os poros e eliminar as células mortas.
  • Não esfregue a pele nem aperte as borbulhas, uma vez que ao tocar na pele estará a provocar irritações e vermelhidão. Além disso, isto promove a propagação das bactérias que causam a acne para outras zonas, o que acaba por piorar a situação. O tempo de cicatrização das lesões é também afetado por este tipo de ações.
  • Utilize produtos faciais não comedogénicos e remova sempre a maquilhagem do rosto antes de ir para a cama
  • Elimine fatores de stress.
  • Reequilibre o microbioma cutâneo através de probióticos, prebióticos e moléculas antimicrobianas.
  • Siga uma rotina cosmética específica, com retinoides tópicos, fotoprotetores e antioxidantes e estabilizadores da função de barreira.
  • Consulte um profissional médico em casos de acne muito graves para que este verifique se é necessário administrar antibióticos orais.

Como eliminar definitivamente a acne?

Além destas recomendações gerais, contamos com a ajuda de produtos e tratamentos altamente eficazes.

Produtos

A mesoestetic® tem o prazer de lhe apresentar blemiderm®, uma nova geração de soluções integrais para a acne como blemiderm® resurfacing gel, com ácido salicílico e glicólico; blemiderm® treatment, um creme de noite com 10% de ácido azelaico e retinol para desobstruir os poros e reduzir a produção de sebo; blemiderm® local control, um gel de ação rápida para imperfeições pontuais; e blemiderm® caps, um suplemento para a microbiota intestinal rico em probióticos, prebióticos, biotina e zinco.

Tratamentos profissionais para a acne

blemiderm®: método profissional antiacne

Se o seu caso é mais grave e necessita de medidas além de um simples creme para a acne, recomendamos-lhe blemiderm®, um tratamento com 3 sessões médicas em consulta e um home pack para continuar em casa. Também pode realizar o peeling mesopeel® blemiskin (junto de um profissional estético) com efeito anti-inflamatório e antibacteriano ou consultar um profissional médico para obter um tratamento com mesopeel® MD blemiskin, um peeling com 30% de ácido salicílico, retinal e ácido shikímico.

Resultados antes e depois: eliminar a acne com blemiderm®

Depois
Antes Antes
Depois
Depois
Antes Antes
Depois

Esperamos que este artigo lhe seja útil para combater a acne. Elimine as borbulhas de uma vez por todas!

Recomendamos que consulte sempre um profissional de saúde para que este reveja o seu caso em particular.


Referências

1 https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-acne-13065401

2 https://doi.org/10.1111/bjd.13462

3 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30859308/

4 https://dermatologiarevistamexicana.org.mx/article/la-unidad-pilosebacea-y-su-relacion-con-la-resistencia-a-la-insulina-en-pacientes-con-acne/

5 https://revista.asocolderma.org.co/index.php/asocolderma/article/view/1624 

Mª Carmen Vaquero

Mª Carmen Vaquero

Formada em Farmácia e especializada em dermocosmética

Concluiu um mestrado em desenvolvimento cosmético em Barcelona.