A retenção de líquidos é uma preocupação comum que pode afetar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar. Descubra em que consiste, quais são os seus sintomas, as suas causas e, o mais importante, como a pode combater e prevenir.


eliminar a retenção de líquidos

A retenção de líquidos manifesta-se no corpo de diferentes formas, mas os sintomas mais comuns incluem o inchaço nas pernas, nas mãos, nos tornozelos e no abdómen. Também poderá verificar uma sensação de fadiga nas extremidades e um aumento temporário de peso devido ao excesso de líquido retido no corpo.

Causas da retenção de líquidos

A que se deve? A resposta é tudo menos simples, uma vez que existem vários fatores que contribuem para este problema:

  • Problemas circulatórios, como a insuficiência venosa.
  • Perturbações renais, como uma doença renal crónica.
  • Alterações hormonais, como as que ocorrem durante a gravidez ou a menopausa.
  • Medicamentos, como os corticosteroides ou antidepressivos.
  • Consumo excessivo de sódio (sal comum) na alimentação.
  • Estar muito tempo em pé ou em posição sentada, o que pode dificultar o retorno venoso. 

Como eliminar a retenção de líquidos? 

Trata-se de um problema comum, mas que pode ser abordado com uma combinação adequada de produtos cosméticos, tratamentos profissionais, uma dieta equilibrada, exercício físico e hábitos de vida saudáveis. Deixamos-lhe aqui 4 conselhos fundamentais:

1. Dieta e nutrição para o combate à retenção de líquidos

A dieta desempenha um papel crucial no tratamento da retenção de líquidos. Uma dieta equilibrada e rica em frutas, legumes, proteínas magras e grão integral promove uma eliminação adequada de toxinas acumuladas e dos líquidos retidos (o que por sua vez resulta na eliminação de alguns dos seus sintomas, como o inchaço nas pernas), além de contribuir para a manutenção de um peso saudável.

Também é importante limitar a ingestão de sal, uma vez que uma ingestão em excesso deste ingrediente pode levar o corpo a reter mais água para diluir este efeito de excesso de sódio.  

Tente evitar os alimentos processados e pré-embalados, geralmente altos em teor de sódio, e opte por opções frescas e pratos caseiros sempre que possível.

2. Apoie-se em suplementos alimentares, tratamentos profissionais e produtos corporais 

Existem tratamentos e produtos específicos que podem ajudar a combater a retenção de líquidos e o respetivo inchaço no corpo.

grascontrol® detox powder é um suplemento alimentar diurético em pó concebido para promover a eliminação de toxinas e líquidos do corpo. Graças à curcuma, ao extrato de bétula e à alcachofra na sua composição, promove a desintoxicação do organismo. 

grascontrol® detox powder não deve ser consumido por pessoas alérgicas aos salicilatos, nem por pessoas sob tratamentos anticoagulantes, com alterações da função hepática ou biliar ou com cálculos biliares. Da mesma forma, não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação. Consulte sempre as instruções e procure uma opinião médica se estiver a tomar medicação ou se planeia utilizar o suplemento durante períodos prolongados. Os suplementos alimentares não devem ser utilizados como substituição de uma dieta variada e equilibrada ou de um modo de vida saudável.

Tratamento corporal: bodyshock®

bodyshock® é a linha de produtos cosméticos e tratamentos profissionais concebidos para remodelar a silhueta e combater as suas principais alterações estéticas, como o inchaço no corpo.

O método utiliza uma combinação de tecnologias avançadas, técnicas de massagem específicas e princípios ativos específicos que ajudam a estimular a circulação, drenar o excesso de líquido e melhorar a firmeza da pele.

3. Exercício físico

O exercício físico praticado de forma regular pode melhorar a circulação sanguínea e linfática, o que facilita a eliminação de líquidos e toxinas do corpo. Tente incluir na sua rotina diária atividades como caminhar, nadar, andar de bicicleta ou fazer ioga para ajudar a prevenir a retenção de líquidos e promover a saúde e o bem-estar geral.

4. Hábitos saudáveis para ajudar a prevenir a retenção de líquidos 

Além da dieta, dos tratamentos corporais específicos e da atividade física, incluir na sua rotina uma série de hábitos saudáveis pode contribuir para a prevenção deste problema. Estes são alguns exemplos de hábitos simples que podem ter grande impacto:

  • Beber água suficiente durante o dia.
  • Elevar as pernas acima do nível do coração quando estiver em repouso.
  • Evitar estar muito tempo em pé ou na mesma posição sentada e realizar alongamentos.
  • Limitar o consumo de álcool e cafeína, uma vez que estes componentes podem ter um efeito desidratante no corpo. 

Se vai iniciar o tratamento da retenção de líquidos com estes conselhos, não deixe de marcar uma consulta com um profissional: atreve-se a experimentar o tratamento bodyshock®?

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