Reparou nas manchas escuras na sua pele depois de uma lesão ou inflamação? A hiperpigmentação pós-inflamatória ou HPI, é um problema comum que afeta várias pessoas. Explicamos o que é a HPI, o que a produz e como tratá-la de forma eficaz para recuperar um tom uniforme e sem manchas.


hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI)

O que é a hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI)? 

Quando a pele sofre algum tipo de lesão ou inflamação (quer seja por imperfeições derivadas da acne, de feridas, de queimaduras, de eczema, de picadas de insetos, de dermatite ou de outros fatores), as células da pele, com a sua regeneração, podem produzir um excesso de melanina. Este excesso de pigmentação leva ao aparecimento de manchas escuras na pele, conhecidas como hiperpigmentação pós-inflamatória ou HPI.

Estas manchas podem variar em tamanho e cor ou apresentar diferentes tonalidades de castanho, e podem persistir durante semanas, meses ou até anos se não forem tratadas de forma adequada. Além disso, o seu aparecimento é geralmente mais comum em peles mais escuras, de fotótipos altos. Em seguida, explicamos-lhe como pode tirara manchas da pele causadas por feridas.

Como prevenir a hiperpigmentação pós-inflamatória?

A melhor forma de tratar a HPI é, em primeiro, evitar o seu aparecimento. Eis alguns conselhos simples para ajudar na prevenção contra a hiperpigmentação pós-inflamatória:

  1. Evite a exposição ao sol sem a proteção adequada.

A exposição ao sol pode piorar as manchas escuras, por exemplo, provocadas pela acne, e fazer com que durem mais tempo. Use bonés, óculos, roupa protetora, evite a exposição entre as 12:00 e as 16:00, beba água com frequência e procure a sombra sempre que possível.  

  1. Use proteção solar alta e muito alta (SPF 50 e SPF 50+) de amplo espetro que lhe proporcione proteção também contra as radiações UVA.

Não subestime o poder de um bom protetor solar. Aplique um protetor solar de amplo espetro com um SPF alto todos os dias, até nos dias nublados ou chuvosos. Volte a aplicá-lo a cada 2 horas e também depois de tomar banho. de se secar com a toalha ou depois de suar. Aplique ao máximo as precauções em peles sensíveis ou sensibilizadas e evite que as crianças menores de 3 anos fiquem expostas ao sol. No subestimes el poder de un buen protector solar.

  1. Aplique ao máximo a proteção de zonas sensíveis (manchas, cicatrizes, lábios, contorno de olhos, orelhas, pescoço, decote e couro cabeludo). 

Já conhece a gama mesoprotech®? É a gama de protetores solares de amplo espetro que, graças à sua inovadora tecnologia patenteada, protege contra as radiações visíveis e invisíveis que alcançam a pele: radiação UVB, UVA, luz visível e radiação de infravermelhos. As suas texturas e ativos específicos permitem a adaptação às necessidades de cada tipo de pele. Descubra o protetor solar mais adequado para si.

  1. Use produtos cosméticos suaves e adequados para o seu tipo e condição da pele na sua rotina diária de higiene, cuidado e proteção da pele. 
  1. Não toque nas cicatrizes ou marcas da pele.

Pode ser tentador apertá-las, coçá-las ou tocá-las, mas esta manipulação apenas serve para piorar a sua situação. 

Como tratar a hiperpigmentação pós-inflamatória?

Se já lida com a HPI, não se preocupe. Há soluções disponíveis. Deixamos-lhe aqui algumas opções de produtos e tratamentos profissionais que poderá considerar:

Tratamentos estéticos ou médicos para a hiperpigmentação da pele

Os tratamentos profissionais, como os procedimentos despigmentantes cosmelan® e dermamelan®, são altamente eficazes para eliminar as manchas escuras e prevenir o seu reaparecimento.

Resultados antes e depois: tratamento de HPI com cosmelan® 

hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI) resultados antes e depois
ver centros

tratamento profissional cosmelan®

cosmelan® é o tratamento despigmentante profissional de referência mundial comprovado por mais de 1 milhão de pacientes. Graças à sua inovadora fórmula com uma molécula patenteada, elimina as manchas da acne, por exemplo, muito rapidamente e previne o seu reaparecimento, com resultados visíveis desde a primeira semana de tratamento e a longo prazo. O método é composto por uma sessão única em cabine e um plano cosmético para seguir em casa (com uma duração aproximada de 6 meses).

tratamento médico dermamelan®

dermamelan® é um tratamento despigmentante médico com uma fórmula comprovada por duas patentes para uma abordagem dos principais desencadeantes das manchas resistentes. É um procedimento progressivo com resultados visíveis desde as primeiras semanas e mantém um tom de pele uniforme a longo prazo.

O método consiste numa primeira sessão em consulta e um tratamento domiciliário de 4 meses.

Produtos despigmentantes para a hiperpigmentação pós-inflamatória

Existem vários produtos despigmentantes que podem ajudar a reduzir o aspeto da HPI. Recomendamos os que contenham ingredientes como ácido tranexâmico, ácido kójico e derivados, ácido glicólico, vitamina C ou niacinamida, conhecidos pelas suas propriedades para dar maior claridade à pele e reduzir a intensidade das manchas produzidas pela hiperpigmentação de tipo melânico.

melan tran3x concentrate é um concentrado ou sérum antimanchas intensivo com ácido tranexâmico que regula o excesso de pigmentação na pele e atenua visivelmente as manchas escuras na cara.

Por outro lado, melan tran3x gel cream é um creme despigmentante com ácido tranexâmico de uso diário que atua gradualmente sobre as manchas na cara e proporciona um tom de pele mais uniforme.    

Exfoliação regular

A exfoliação regular pode ajudar a eliminar as células mortas da pele e promover a renovação celular, o que pode melhorar o aspeto da HPI. Opte por exfoliantes suaves que não irritem a pele para evitar piorar a inflamação e a pigmentação.

Proteção solar

Proteja a sua pele das radiações com protetores solares de amplo espetro após uma exfoliação e depois de realizar um tratamento despigmentante profissional.

Embora a hiperpigmentação pós-inflamatória possa ser um problema estético complexo para muitas pessoas, com os cuidados, os produtos e os tratamentos profissionais adequados, é possível prevenir o seu aparecimento e tratar as manchas já existentes.

Consulte o seu profissional de confiança e comece a tratar as suas manchas: encontre o centro mais próximo de si.

Pedimos que consulte sempre um profissional para que este reveja o seu caso em particular.

Mª Carmen Vaquero

Mª Carmen Vaquero

Formada em Farmácia e especializada em dermocosmética

Concluiu um mestrado em desenvolvimento cosmético em Barcelona.