As linhas de expressão são produto das nossas emoções e das expressões que mais costumamos fazer ao longo da nossa vida. Todos os dias, contraímos os 43 músculos do rosto para sorrir, mostrar surpresa, irritação, interesse, etc. É claro que, com o passar dos anos, o rosto acaba por ser o reflexo do nosso interior.


lineas de expresion

O que são as linhas de expressão? 

As linhas de expressão ou rugas dinâmicas são as que resultam da contração repetitiva dos músculos. Normalmente aparecem com o passar do tempo, quando a pele começa a produzir menos colagénio e elastina. Normalmente isto acontece a partir dos 25 anos, e as zonas mais impactadas são normalmente a testa, o espaço entre as sobrancelhas e os pés de galinha

Por que surgem? 

O seu aparecimento deve-se sobretudo às expressões faciais, como aliás referimos, mas há outros fatores que fazem com que as rugas de expressão sejam maiores em alguns rostos que noutros: 

  • Genética: os nossos antepassados determinam em grande parte os nossos níveis de hidratação, colagénio e elastina, fatores-chave no aparecimento de rugas.  
  • O stress: quando ficamos em situações de stress, ocorrem desequilíbrios hormonais e o organismo começa a produzir níveis mais elevados de cortisol, o que provoca uma degradação da elastina e do colagénio da pele, bem como um abrandamento da regeneração celular.  
  • A alimentação: uma alimentação pobre em vitaminas e minerais, assim como uma elevada ingestão de gordura e açúcar, também acaba por ser nociva, acelerando o processo de envelhecimento. 
  • A exposição solar é o inimigo número 1 da pele, devido aos danos celulares que provoca, o que acelera a degradação do colagénio e da elastina. 

Como se podem prevenir as linhas de expressão?

Para prevenir o aparecimento de linhas de expressão, a melhor coisa a fazer é usar todos os dias um protetor solar de elevada proteção (FPS 50+) e amplo espectro (UVB-UVA). Já faz isso? Ótimo! Não esquecer que é essencial voltar a pôr protetor solar várias vezes ao dia para garantir a sua eficácia. 

Outro conselho que damos é hidratar a pele diariamente. Pode fazê-lo com um creme ou concentrado à base de ácido hialurónico, um ingrediente ativo essencial para conservar a água no estrato córneo da pele. A gama moisturising solutions oferece uma hidratação para todos os tipos de pele: encontre a sua! 

Como eliminar as linhas de expressão? 

Existem diversos produtos cosméticos de uso doméstico que permitem atenuar as rugas dinâmicas, mas é importante selecionar o que é melhor e mais adequado para o tipo de pele e a zona que se quer tratar:

  • A gama age element® brightening solutions é ideal para prevenir as rugas, graças à hidratação que proporciona e ao seu teor de Vitamina C. Para além de iluminar e revitalizar o rosto, esta gama tem uma ação antioxidante muito poderosa, que retarda a influência das agressões externas e previne o envelhecimento prematuro.  
crema l�neas de expresi�n

  • Cremes e concentrados da gama age element® anti-wrinkle solutions, próprios para peles ásperas, secas e finas com rugas profundas. É uma gama ideal para suavizar as rugas visíveis, quer sejam profundas ou dinâmicas. Contém também bakuchiol e outros ativos que estimulam a regeneração de colagénio e elastina.

  • Retinol: é o ativo anti-idade mais famoso, devido à sua ação global no tratamento dos sinais visíveis da idade. perfeito para corrigir o tom de pele irregular, perda de brilho e densidade da pele, bem como reduzir as rugas e linhas de expressão. Descubra skinretin 0,3%
skinretin 0,3%

Em termos de tratamentos profissionais ou médicos, há também várias opções para tratar as linhas de expressão, consoante as diferentes necessidades e considerandos das e dos pacientes:

  • Cosméticos: Existem produtos tópicos que combinam ingredientes ativos específicos para o tratamento de linhas de expressão, com técnicas de massagem que permitem suavizar a pele e deixá-la mais lisa. O método profissional age element® possui uma ação epigenética comprovada que combate o envelhecimento na sua origem e ajuda a pele a recuperar a atividade regeneradora.

  • Mesoterapia facial ou microneedling: Ambas são soluções muito populares para as linhas de expressão, pois são tratamentos medico-estéticos com efeito na redução dos sinais de envelhecimento da pele. Consistem na introdução de ativos específicos nas camadas mais superficiais da pele através de microinjeções. Tem resultados imediatos e a sua eficácia costuma surpreender os e as pacientes. Solicite uma marcação no seu centro de referência.

  • Preenchimentos com ácido hialurónico (fillers): Os fillers faciais permitem proporcionar volume ou preencher as rugas através da introdução de ácido hialurónico reticulado em zonas-chave do rosto. Nos últimos anos, tornaram-se cada vez mais populares pelos seus resultados imediatos e cada vez mais naturais.

Resultados antes e depois das linhas de expressão após o tratamento age element®:

Depois
Antes Antes
Depois
Depois
Antes Antes
Depois