O verão é sinónimo de férias, viagens, diversão… E, frequentemente, também de manchas do sol no rosto. Mas este verão não tem de ser assim; felizmente, os últimos avanços em dermatologia cosmética fornecem-lhe produtos e tratamentos inovadores e eficazes que ajudam a prevenir o seu aparecimento, cuidando da sua pele.


Manchas do sol no rosto

Neste artigo vamos explicar o que são estas manchas do ponto de vista dermatológico, porque aparecem e, sobretudo, como podem ser reduzidas e prevenidas de maneira eficaz; para isso, apresentamos algumas das nossas soluções dermoestéticas.

O que são as manchas do sol?

Entre os vários tipos de manchas cutâneas, que podem ser causadas por muitos fatores e ter características diferentes, as manchas induzidas pelo sol ou acentuadas pelo sol (especialmente no rosto) estão entre as mais comuns.

As manchas ou hiperpigmentações são uma acumulação excessiva de melanina (pigmento) de uma forma irregular e localizada, desencadeada por vários fatores extrínsecos e intrínsecos.

Entre as manchas cutâneas, as mais comuns são:

  • Melasma: Também conhecido como cloasma, são manchas castanhas e irregulares de origem hormonal que podem ser acentuadas pela exposição ao sol.
  • Lentigos solares ou senis: A combinação do envelhecimento da pele com a exposição solar provoca estas manchas de cor variável.
  • Efélides: As sardas clássicas de origem congénita aumentam com a idade, mas também se tornam muito mais visíveis com a exposição ao sol.

Porque aparecem

A radiação solar é sem dúvida o fator desencadeante mais importante no aparecimento de manchas melânicas. Sublinhamos “desencadeante” porque é muito habitual que o astro-rei se alie a outros fatores: a idade, a genética, as mudanças hormonais ou a exposição a fatores ambientais agressivos.

Estas alterações benignas (e muito comuns; 90% da população caucasiana com mais de 50 anos de idade têm-nas) surgem quando a radiação ultravioleta (UV) ativa os melanócitos na nossa pele, mas não somos capazes de regular adequadamente a melanina que produzem. É por isso que as encontramos mais no rosto, nos braços ou no decote, as zonas mais expostas.

Como tirar as manchas do sol no rosto?

Dentro da nossa vasta gama de produtos para combater manchas e hiperpigmentação, existem algumas soluções soluções especificamente concebidas para manchas solares no rosto , entre outros tipos de manchas

Tratamentos despigmentantes profissionais

Quando as manchas presentes são significativas, é aconselhável procurar aconselhamento profissional num centro médico-estético certificado, a fim de encontrar a solução mais apropriada em cada caso. Nesses centros realizam-se tratamentos profissionais.

  • cosmelan® é um método de despigmentação profissional altamente eficaz com um duplo mecanismo de ação, tanto corretivo como regulador, com efeitos visíveis desde a primeira semana e complementado com um padrão de aplicação de cosmecêuticos.

cosmelan®
tratamento estético despigmentante
cosmelan®
tratamento estético despigmentante

  • dermamelan® é um tratamento médico despigmentante que remove manchas existentes e atua para evitar o seu reaparecimento a curto e longo prazo . Também neste caso, a sessão de cabina é seguida de um tratamento domiciliário.

dermamelan®
tratamento médico despigmentante
dermamelan®
tratamento médico despigmentante

Tratamento domiciliário: melan tran3x

Para além dos tratamentos profissionais, existem outras opções para complementar os resultados alcançados em cabina: melan tran3x é a linha despigmentante que elimina manchas através de um mecanismo de ação a diferentes profundidades, com dois produtos para uso doméstico que atuam sinergicamente:

  • melan tran3x gel cream, creme despigmentante de uso diário que atua gradualmente nas manchas epidérmicas para proporcionar um tom de pele mais homogéneo.

Para prevenir, mesoprotech® melan 130 pigment control

Na categoria dos fotoprotetores, mesoprotech® complex é um complexo fotoprotetor que oferece uma proteção de amplo espectro: UVA, UVB (SPF 50+) para todo tipo de peles. Além disso, contém azeloglicina, um ingrediente ativo que ajuda a controlar os pigmentos.

Recomendamos que consulte sempre um profissional de saúde para analisar o seu caso em particular.