«Pouco, poucas vezes, no lugar certo». Esta frase de um dos «pais» da mesoterapia, o médico francês Michel Pistor, resume bem o espírito deste tratamento médico estético minimamente invasivo. Este procedimento atrai interesse todos os dias devido aos seus bons resultados e efeitos duradouros, com um baixo risco de efeitos secundários quando aconselhado e aplicado por profissionais médicos qualificados.


mesoterapia

Esta técnica médica baseia-se em microinjeções superficiais na derme. Para melhor compreender o conceito, explicamos em que consiste este procedimento, bem como os seus diferentes usos e tipos.

O que é a mesoterapia?

Uma definição de mesoterapia é a do próprio Michel Pistor: consiste na administração de medicamentos por injeções intradérmicas em doses muito pequenas e em intervalos superiores aos necessários se administrados por outras vias, reduzindo assim a iatrogenia (ou seja, os efeitos secundários provocados pela administração do medicamento).

Com um passado na acupuntura e no tratamento de dores agudas, a mesoterapia ganhou destaque nos anos sessenta, setenta e oitenta do século passado com a fundação das primeiras sociedades francesas e depois internacionais de mesoterapia; a especialidade foi aceite oficialmente em França (país pioneiro em mesoterapia) em 2003.

Os fundamentos e mecanismos de atuação da mesoterapia baseiam-se em diferentes teorias desenvolvidas ao longo dos anos por diferentes referências na medicina (Pistor, Bicheron, Kaplan, Gancedo, etc.).

Simplificando, a administração de um medicamento numa zona específica atua sobre as lesões em áreas como a microcirculação, o sistema imunitário e o sistema neurovegetativo.

Para que serve a mesoterapia?

De um modo geral, a mesoterapia estimula a recuperação e o bom funcionamento de diferentes partes do corpo . Para que os tratamentos sejam eficazes, é essencial uma seleção adequada de fármacos e substâncias biorreguladoras, bem como um bom conhecimento das técnicas de injeção e devem ser adaptados a cada situação (a cada paciente e a cada problema).

Esta técnica tem sido habitualmente utilizada no tratamento fisioterapêutico de lesões desportivas (musculares principalmente). Também tem sido utilizada com sucesso no tratamento de artroses, processos inflamatórios e determinados problemas nos ligamentos e tendões.

Também tem uma forte aplicação na medicina dermoestética. Na medicina estética e dermatologia, os tratamentos com técnicas de mesoterapia oferecem resultados para combater o envelhecimento cutâneo e as suas manifestações: rugas, flacidez, alteração da silhueta... Além disso, geralmente, melhora a saúde da pele; a sua hidratação, turgescência e elasticidade.

Que tipos de mesoterapia estética existem?

Independentemente das técnicas de injeção utilizadas (mesoterapia seca ou húmida); nappage intradérmico, ponto a ponto, pápula intradérmica ou injeção de traçador), a mesoterapia medicoestética insere-se em três grandes tipos de acordo com a área de aplicação: facial, corporal e capilar. Na mesoestetic®, enquanto especialistas em dermoestética, trabalhamos com todas elas para fornecer uma solução para cada necessidade e problema no âmbito estético e dermatológico.

Zona facial

Na zona facial, as áreas prioritárias são as mais problemáticas em termos de envelhecimento prematuro e passariam a ser identificadas com as clássicas marcas de expressão: linhas da testa, pés de galinha, rugas entre as sobrancelhas (glabelares), linhas de marionete, código de barras, sulcos nasolabiais e mentolabial, etc.

mesoterapia

Zona corporal

Relativamente ao corpo, as zonas prioritárias de aplicação são as coxas, os glúteos e os joelhos, por um lado, e as costas e laterais do tronco por outro. No entanto, é também amplamente utilizado no pescoço, decote, barriga, costas das mãos e braços; as zonas que mais sofrem com o passar do tempo.

Zona capilar

Por último, a zona capilar aborda os problemas relacionados com a queda de cabelo e com a redução de volume e densidade capilar. A mesoterapia fornece nutrientes e ativos que estimulam o folículo, revitalizando-o e melhorando a microcirculação; o que abranda a queda e promove o crescimento do cabelo em condições ideais.

O preço?

O preço da mesoterapia varia em função do tratamento personalizado que o médico especialista considerar mais adequado em cada caso.

Aconselhamos que se desloque ao seu centro mesoestetic® mais próximo para obter informações detalhadas.

VER CENTROS

ver centros

Pedimos-lhe que consulte sempre um profissional de saúde para que analise o seu caso em particular.