A pele, um ecossistema vivo, hospeda uma microbiota diversa que protege e equilibra o seu pH. Saiba como cuidar dela para mostrar a sua melhor pele.


microbiota cutânea

A nossa pele hospeda uma assombrosa variedade de micro-organismos. Esta comunidade diversa, conhecida como microbiota cutânea, desempenha um papel fundamental na manutenção, proteção e beleza da nossa pele, e influencia patologias dérmicas como o acne e a rosácea.

O que é a microbiota cutânea?

A microbiota cutânea é uma complexa rede de bactérias, fungos e outros micro-organismos que vivem na superfície da pele . Estes micro-organismos não só vivem na nossa pele, como desempenham um papel crucial na sua beleza e saúde: ajudam a protegê-la de agentes patógenos, mantêm o seu equilíbrio natural e têm uma função de barreira protetora.

Que fatores alteram a microbiota da pele?

Existem vários fatores que afetam a composição e a saúde da microbiota da pele, incluindo, entre outros, a genética, a idade, a exposição a agentes ambientais (sol, luz, poluição ou radiações), a higiene pessoal, a alimentação, o uso de produtos para o cuidado da pele e os tratamentos médicos como antibióticos tópicos ou sistémicos.

Qual a importância de cuidar dela?

As alterações na microbiota da pele podem desencadear uma variedade de afetações cutâneas. Entre estas condições, destacam-se o acne, a dermatite atópica, a psoríase e a rosácea, todas estreitamente ligadas a desequilíbrios como mudanças na composição ou na quantidade de micro-organismos na pele.

  • O acne, frequente em adolescentes e adultos jovens, está relacionado especialmente com um aumento de certas bactérias que favorecem a obstrução dos poros.
  • A dermatite atópica caracteriza-se por ser uma afetação inflamatória crónica da pele, que também pode ter origem em alterações da microbiota cutânea.
  • As peles com psoríase, uma doença auto-imune caracterizada pelo aparecimento de lesões na pele, apresentam mudanças significativas na composição da sua microbiota cutânea face à pele saudável, o que sugere uma estreita relação entre ambas.
  • A rosácea, uma afetação inflamatória crónica que afeta principalmente o rosto, também pode estar associada a desequilíbrios na microbiota da pele, o que destaca a importância de manter um equilíbrio adequado de micro-organismos para a saúde cutânea.

Como proteger a microbiota?

Para garantir que a nossa pele se mantém saudável e bonita, é fundamental cuidar e proteger o delicado equilíbrio natural da microbiota. Estes são alguns conselhos que oferecemos:

  • Limpe a pele duas vezes por dia (de manhã e à noite)

Use produtos cosméticos suaves, adequados para o seu tipo de pele e idade, que eliminem impurezas e resíduos sem alterar o equilíbrio natural da pele .

O segredo para uma pele radiante e saudável está em encontrar o produto de limpeza mais adequado para as necessidades específicas do seu tipo de pele.

A gama cleansing solutions oferece uma variedade de produtos criados para higiene e cuidado adequados, sendo que também preservam a sua função barreira da pele. Desta forma, protegem-na de agentes externos, como os micro-organismos nocivos.

produtos de limpeza facial
  • Use produtos cosméticos adequados

Escolha os que foram feitos especificamente para o seu tipo de pele, e formulados com ingredientes suaves e ativos que promovam o equilíbrio natural e funcional da microbiota.

  • Tenha uma alimentação saudável e equilibrada

A sua alimentação pode afetar a saúde da pele.

  • Evite o stress

O stress crónico pode afetar negativamente a microbiota cutânea e a saúde da pele em geral. Praticar técnicas de gestão do stress, como a meditação, o ioga ou a respiração profunda, pode ajudar a manter um equilíbrio adequado.

  • Evite o excesso de antibióticos e produtos químicos

O uso excessivo de antibióticos tópicos ou sistémicos, assim como de produtos químicos fortes, pode alterar a microbiota cutânea. É importante utilizá-los apenas quando forem necessários e com aconselhamento médico.

Soluções para pele sensível que cuidam da microbiota cutânea

Os produtos da gama sensitive skin solutions incorporam ingredientes prebióticos que ajudam a restaurar o delicado equilíbrio natural da microbiota cutânea, ao mesmo tempo que hidratam, suavizam, flexibilizam e acalmam a pele sensível. As suas fórmulas incluem ingredientes eficazes para reduzir os sinais visíveis destas peles reativas. Além disso, fortalecem a função barreira da pele, protegendo-a contra as agressões externas.

produtos para peles sensíveis

Soluções equilibradoras para pele com acne

O desequilíbrio da microbiota intestinal também tem a ver com o aparecimento de acne. Uma regulação do seu equilíbrio com o suplemento alimentar blemiderm® caps, que contém uma combinação única de probióticos, prebióticos, biotina e zinco que ajuda a restaurar o equilíbrio intestinal e combater os efeitos desta patologia do interior para o exterior.

Cuidar da nossa microbiota cutânea, e proteger a sua composição e equilíbrio, são essenciais para manter uma pele bonita, saudável e radiante por muito tempo. Ao seguir uma rotina de cuidado adequada, escolher os produtos cosméticos corretos e manter um estilo de vida saudável, podemos proteger a nossa pele de dentro para fora, garantindo que está sempre no seu melhor estado.

Mireia Vilalta

Mireia Vilalta

Biotecnóloga especializada em dermocosmética

Licenciada em biotecnologia e especialista em produtos de saúde dermocosméticos como peelings, tratamentos antiacne e tratamentos despigmentantes.