Explicamos-lhe o que é o ácido tranexâmico e quais são os seus benefícios para tratar das manchas da pele.


melan tran3x gel cream

Se tiver manchas na pele e gostaria de as eliminar ou esbater, muito provavelmente já ouviu falar do ácido tranexâmico e do seu poder despigmentante. Explicamos-lhe que ingrediente ativo é este que cada vez se utiliza mais em cosmética e medicina estética e como aplicá-lo na sua rotina de cuidado facial.

O que é exatamente o ácido tranexâmico?

O ácido tranexâmico é uma substância com ação procoagulante, ou seja, age evitando hemorragias. Por esta razão, é comummente utilizada em Medicina para controlar ou prevenir sangramentos abundantes.

Recentemente foi incorporado ao mundo da Cosmética, da Dermatologia e da Medicina Estética graças a um benefício adicional que se evidenciou em estudos clínicos: a regulação do processo de formação de manchas cutâneas.

O ácido tranexâmico para manchas na pele

O ácido tranexâmico age sobre todo o tipo de manchas de origem melânico, mas devido ao seu mecanismo de ação, está especialmente indicado para aquelas que são mais resistentes e recorrentes como o melasma, que está relacionado com um componente vascular.

O ácido tranexâmico age sobre 3 vias que estão diretamente relacionadas com a formação de manchas na pele :

  • Sobre os melanócitos, regulando os mecanismos celulares implicados na formação de manchas, evitando e reduzindo a formação do pigmento.
  • Sobre o queratinócito, célula da pele que contém o pigmento de melanina. É interrompido o processo inflamatório que favorece a formação de manchas e que pode aparecer após agressões externas ou lesões cutâneas como a acne ou após certos tratamentos médico-estéticos como o laser.
  • Sobre as células dos vasos sanguíneos. Age reduzindo a excessiva vascularização que caracteriza certas hiperpigmentações como o melasma.

Poucos ativos agem sobre 3 vias diretamente relacionadas com a formação de manchas. Isto faz com que o ácido tranexâmico seja o ativo perfeito para completar outros ativos despigmentantes conhecidos, criando uma maior sinergia. Além disso, o ácido tranexâmico administrado por via tópica não tem contra-indicações importantes e é facilmente tolerável.

O ácido tranexâmico é tão efetivo como um peeling ou o laser?

Tanto o laser como os peelings são eficientes sobre a melanina formada, o qual é o primeiro passo para corrigir uma mancha, mas não suficiente. É necessário contar com ativos e tratamentos que ajam no regulamento da superprodução da mancha, ou seja, a verdadeira origem do problema. Se não forem tratadas desde a sua origem, as manchas reaparecem com facilidade. Neste sentido, em mesoestetic® apostamos em tratamentos como cosmelan® ou dermamelan®, com uma ação dual que sim permitem eliminar as manchas com um tratamento integral.

As fórmulas despigmentantes com ácido tranexâmico de mesoestetic®

mesoestetic® conta com soluções domiciliárias, bem como com tratamentos despigmentantes profissionais que incorporam o ácido tranexâmico como ingrediente-chave.

melan tran3x

melan tran3x é o programa despigmentante domiciliário que incorpora um gel-creme e um concentrado. Ao passo que o gel-creme atenua a pigmentação e previne o aparecimento de manchas na pele , o concentrado intensivo elimina a melanina de forma progressiva, agindo sobre as manchas mais escuras.

mesopeel® melanostop tran3x

mesopeel® melanostop tran3x é o peeling de uso profissional que corrige hiperpigmentações leves ou moderadas.

Desenvolvido especialmente para tratar as manchas na pele, este peeling acelera a descamação, normaliza a atividade dos melanócitos, inibe a atividade da tirosinase, bem como o componente inflamatório e vascular das hiperpigmentações.

O tratamento consta de 5 sessões espaçadas de 15 dias para obter resultados otimizados.

c.prof 210 depigmentation solution

c.prof 210 depigmentation solution é a solução transcutânea despigmentante que elimina a melanina formada na epiderme, regula a formação de manchas e inibe o componente inflamatório e vascular das hiperpigmentações.

A aplicação mediante microneedling oferece uma eficácia otimizada já que, às propriedades da solução, se soma a estimulação manual da agulha, que promove a síntese do colágeno.

Preocupam-lhe as manchas cutâneas?

Descubra todas as nossas soluções e tratamentos formulados para a eliminação de manchas.

Este tratamento deve ser aplicado e supervisionado por um profissional médico. Marque uma consulta no seu centro mais próximo para um diagnóstico personalizado.