O melasma é uma preocupação crescente, principalmente em mulheres. Explicamos-lhe o que é o melasma e como tratá-lo.


Que é o melasma

O melasma é um tipo de hiperpigmentação da pele que aparece geralmente no rosto e que tem um perfil simétrico. Embora as mudanças hormonais sejam uma das principais causas do seu aparecimento, existem muitos outros motivos pelos quais se pode desenvolver. Neste artigo, damos-lhe as chaves para identificar o melasma e tratá-lo de forma efetiva.

O que é o melasma?

O melasma consiste no aparecimento de manchas na pele e é um dos tipos de hiperpigmentação mais difíceis de tratar. Clinicamente caracteriza-se pelo aparecimento de manchas castanhas que são geralmente simétricas a nível facial e que aparecem especialmente nas bochechas, na ponte do nariz, na testa e no lábio superior.

Quais são as causas do melasma?

Existem fatores intrínsecos e extrínsecos que originam este tipo de manchas cutâneas:

  • Fatores intrínsecos: a predisposição genética, os processos inflamatórios, os fatores hormonais e o envelhecimento.
  • Fatores extrínsecos: a radiação solar, a medicação fotossensibilizante e a exposição a agentes químicos.

Como norma geral, o melasma dá-se maioritariamente em mulheres, especialmente devido a mudanças hormonais produzidas pela gravidez ou pelo uso de tratamentos anticoncecionais.

Tipos de melasma

Existem diversos tipos de melasma, de acordo com a profundidade da mancha. Podemos distinguir entre:

1. melasma epidérmico

Afeta a camada mais exposta da pele e a hiperpigmentação é castanha com rebordos bem definidos.

2. melasma dérmico

Afeta o nível mais profundo da derme e caracteriza-se por manchas de cor azul acinzentada.

3. melasma misto

Trata-se de uma combinação entre o melasma epidérmico e dérmico e apresenta-se como pigmento pardo acinzentado. Devido à profundidade dos pigmentos melânicos do melasma dérmico e misto, estes tipos podem ser mais difíceis de tratar.

Além disso, podemos falar de cloasma para nos referirmos ao melasma que aparece durante a gravidez devido a mudanças hormonais.

O melasma pode desaparecer por si só?

O melasma não desaparece. Em épocas onde a exposição solar não é tão intensa, é possível que atenue e não seja tão visível, mas a mancha continua a existir e voltará a aparecer com a exposição solar. É por isso que o uso de uma proteção solar elevada e de amplo espetro é muito importante.

mesoprotech® é a gama que oferece a tecnologia fotoprotetora mais avançada e completa, ao proteger contra os efeitos nocivos produzidos pelas radiações, prevenindo assim a hiperpigmentação da pele .

Se procura uma proteção solar específica para a prevenção de manchas, mesoprotech® melan 130 pigment control é uma proteção solar com cor muito alta (UVB 131 e UVA 67), indicada para peles com imperfeições pigmentares.

Como tratar o melasma?

Existem muitos métodos de tratamento que se baseiam na eliminação da melanina superficial, como por exemplo o laser, a luz intensa pulsada (IPL), os peelings químicos e os cremes com ácidos. Outros tratamentos tópicos médicos como os que contêm hidroquinona são capazes de regular a atividade do melanócito, mas possuem um tempo terapêutico limitado.

Para uma abordagem completa ao melasma, são necessários tratamentos que, além de eliminarem a mancha visível, regulem a superprodução de pigmento para evitar o seu reaparecimento a longo prazo.

Na mesoestetic®, líder em despigmentação, oferecemos soluções que ajudam a manter a mancha sob controlo e a evitar o reaparecimento:

  • cosmelan® é o método despigmentante profissional que elimina de forma integral as manchas mais severas e resistentes com a máxima eficácia e segurança. O método cosmelan® possui uma combinação exclusiva de ingredientes ativos com eficácia comprovada que fornece um mecanismo de ação, único e duplo, com resultados a curto e a longo prazo.
cosmelan pack
  • dermamelan® é o tratamento de nova geração cuja fórmula foi desenvolvida através da aplicação das novas tecnologias. Atua sobre os principais alvos-chave do processo de formação das manchas.
dermamelan pack

Esta inovação permitiu registar duas patentes e oferece uma ação mais completa e eficaz para o tratamento das manchas mais severas e resistentes.

Além disso, também existem produtos e tratamentos domiciliários que podem ajudar a controlar o melasma e a potencializar os efeitos dos tratamentos médicos ou profissionais.

Saiba mais sobre produtos e tratamentos para controlar o melasma.