Sabemos que escolher o protetor solar ideal para o rosto não é fácil; existem diversos no mercado… Por isso, damos-lhe as orientações básicas necessárias para preparar a sua pele para a exposição solar e escolher o mais indicado para si.


protetor solar rosto

O que procurar ao escolher um protetor solar para o rosto? 

Para encontrar o fotoprotetor adequado é necessário considerar dois critérios fundamentais:as características da sua pele e as características dos protetores solares que encontra no mercado.

Tipo de pele 

Como já sabe, existem três principais tipos de pele em função da quantidade de sebo: normal, seca (pouca produção de sebo) e oleosa (muita produção de sebo). Também é frequente falar-se de pele mista quando a tipologia é distribuída por zonas e combina tipos de pele. 

Fototipo 

Existem outras formas de tipificar a pele. A mais utilizada em proteção solar é a escala de Fitzpatrick, que se baseia na reação da pele à radiação UV. Há seis fototipos1 , desde o fototipo I (pele muito clara, queima com facilidade) ao fototipo VI (pele muito escura, dificilmente queima). 

Espetro 

Quando falamos de radiação solar, na realidade falamos das diferentes radiações (ultravioleta, infravermelha, luz azul) que a compõem.

A mais perigosa e a que mais nos deve preocupar é a UVB2, mas alguns protetores solares protegem-nos de todas as radiações (altamente recomendado em caso de problemas de pele ou tratamentos fotossensibilizadores).

Por este motivo, os protetores solares deste tipo são definidos como “de amplo espetro”. 

protetor solar rosto

FPS 

O fator de proteção solar indica o grau de proteção que um determinado produto solar nos oferece. Embora existam várias escalas, a mais comum é a de COLIPA, que indica a proporção de UVB que atinge a nossa pele. A escala vai de FPS 2 (a mais baixa) a FPS 50+ (a mais alta)

Assim mesmo, o método COLIPA classifica os produtos em vários tipos ou categorias. Podemos falar de produtos com nível de fotoproteção baixo quando o FPS oscila entre 2 e 6, médio: 8-12, alto: 15-25, muito alto: 30-50 e ultra quando é superior a 50.

Ingredientes e fórmula 

Um protetor solar para o rosto contém diferentes compostos químicos de origem orgânica e inorgânica, natural e/ou artificial. A este respeito, deve prestar atenção a todos os ingredientes presentes na composição, em particular se sofrer de um problema de pele ou se estiver medicado. 

Forma farmacêutica 

As diferentes formas farmacêuticas em que se apresenta um protetor solar (creme, gel, spray, stick) determinam a sua textura, fluidez, aderência, etc. Podemos escolher de acordo com a área de aplicação, o tempo e a duração da exposição ou a atividade que vamos realizar.

mesoprotech®
proteção solar de amplo espetro

Descubra a gama inovadora que proporciona uma proteção solar completa contra os diferentes tipos de radiação que atingem a pele.

mesoprotech protetores solares de amplo espectro

Quando e como usar protetor solar para o rosto?

Tão importante como aplicar o protetor solar apropriado para o rosto, é saber quando e como aplicá-lo Apresentamos-lhe as seguintes dicas de aplicação:

  1. Aplique o protetor solar meia hora antes da exposição solar. 
  1. Aplique uma quantidade suficiente de protetor solar no rosto, pescoço e decote (pelo menos uma quantidade igual a uma colher de café). 
  1. Volte a aplicar o protetor solar a cada duas horas ou depois de tomar banho.

Protetores especializados

Nem todos são adequados para todas as peles. Há duas condições que requerem frequentemente soluções de proteção solar mais complexas: são as peles oleosas e as peles com hiperpigmentação. No primeiro caso, devido ao efeito contraproducente de produtos muito oleosos, e no segundo caso, devido aos cuidados específicos que este tipo de pele requer. 

Protetor solar para o rosto para pele oleosa

Para peles oleosas é recomendável aplicar um fotoprotetor que não seja comedogénico e que não deixe uma sensação oleosa. O melhor será optar por aqueles com uma textura fresca e fluida e boa extensibilidade ou mesmo brumas pulverizadas ou emulsões fluidas com partículas matificantes. 

Protetor solar para o rosto para pele com hiperpigmentação

Para a pele com hiperpigmentação, o protetor solar anti-manchas ideal para o rosto deve conter substâncias ativas tais como azeloglicina, óleo de roseira brava e vitamina E, que têm propriedades reguladoras da melanina e são reparadoras e antioxidantes.  

protetor solar anti-manchas

Descubra mais sobre a gama mesoprotech® e encontre o protetor solar mais adequado para a sua pele.

Referências

1 https://fotomedicina.com/tipos-de-piel/

2 https://www.cancer.gov/espanol/publicaciones/diccionarios/diccionario-cancer/def/radiacion-uvb 

https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-factor-proteccion-solar-13076818