Se cuida da sua pele diariamente e recorre a tratamentos anti-idade, certamente já ouviu falar do retinol e das suas vantagens. Mostramos por que é tão potente e como o incluir na sua rotina de skincare.


retinol que es beneficios

O que é o retinol? 

O retinol é derivado da vitamina A, que é há anos utilizada em cosméticos e tratamentos médico-estéticos. Antigamente, devido à instabilidade da sua fórmula, o retinol podia gerar problemas de irritabilidade em certos tipos de peles. Graças às novas tecnologias de formulação e produção, foi possível resolver estas problemáticas, e acabou por ser um dos ativos prediletos para combater o envelhecimento.

Para que serve o retinol? Vamos explicar os seus benefícios 

O retinol tem inúmeros benefícios para a pele e a sua aparência; desde reduzir as rugas e linhas de expressão até melhorar o aspeto das manchas. Estes são os 4 principais benefícios do retinol como ingrediente ativo cosmético:

1. Reduz as rugas:

A pele envelhecida produz menos colagénio, o que produz linhas de expressão, rugas e sulcos. O retinol absorve-se através das camadas da pele, graças ao seu menor peso molecular, estimulando a produção de colagénio e elastina, o que favorece o engrossamento e a textura da pele.

2. Proporciona suavidade e luminosidade à pele:

Ao beneficiar o processo de renovação do estrato córneo (a camada mais superficial da pele), o retinol ajuda a suavizar a pele e a dar-lhe maior luminosidade. A retinização favorece o processo de queratinização e suaviza a tez de forma progressiva.

3. Atenua as manchas na pele:

Pela sua ação exfoliante, diminui a ação visível da atividade dos melanócitos, responsáveis pela produção de melanina e pelo seu efeito visível nas possíveis manchas na pele.

4. Antioxidante:

Ao prevenir o stress oxidativo, é um potente agente contra o envelhecimento e fotoenvelhecimento.

Tipos de retinol

O retinol apresenta-se em diferentes formas moleculares, pelo que é importante escolher o que melhor se adapte ao seu tipo de pele e às necessidades que tem atualmente:

  • Retinil palmitato: é uma forma molecular de retinol que atua como antioxidante muito potente e que pode ser utilizado dia e noite.
  • Retinol: é a forma molecular com mais benefícios em termos de melhoria da elasticidade da pele. Restaura o equilíbrio no processo de regeneração cutânea, favorecendo a renovação da epiderme.
  • Retinal: É uma forma molecular derivada do retinol que devido à sua estrutura química apresenta menor potencial de irritação, mas maior instabilidade quando se usa em formulações cosméticas. Desta forma, não permite muita combinação com outros ativos cosméticos.
  • Ácido retinoico: É uma forma retinoide que se classifica como substância ativa farmacêutica e só se utiliza em medicamentos. Pela sua ação medicamentosa, emprega-se sobretudo no tratamento do acne severo.  

Como aplicar o retinol?

O retinol é um ativo cosmético muito potente e poderoso, por isso, há que usá-lo de forma adequada e seguindo um padrão de aplicação padronizado.

1. Se nunca usou retinol, incorpore-o na sua rotina facial de forma progressiva. Este composto pode causar uma ligeira irritação se começar a usar-se sem que a pele tenha passado por um processo de retinização anterior ou se a fórmula aplicada for demasiado forte para si. Caso esteja numa fase inicial, recomendamos começar com um cosmético que contenha uma baixa concentração de retinol (entre 0,1% e 0,3%), aplicando uma pequena quantidade (do tamanho de uma ervilha, por exemplo), e depois ir aumentando gradualmente a quantidade aplicada para deixar que a pele se vá adaptando até poder aplicar todas as noites. Assim, no início, recomendamos aplicações alternadas durante a noite e adaptadas consoante a tolerância cutânea.

2. Aplique o seu creme de retinol durante a noite e evite iniciar o tratamento nas épocas de maior exposição solar.

3. Use protetor solar todos os dias. Deve ser de amplo espetro e com SPF +50. O retinol pode fazer com que a pele seja mais vulnerável aos raios do sol, pelo que usar proteção solar de fator elevado é essencial para evitar danos posteriores na pele. Recomendamos a gama de proteção solar mesoprotech®, a qual tem diversos protetores solares adaptados a cada tipo de pele.

4. Pode usar um creme hidratante antes ou depois de usar o produto com retinol, para prevenir a irritação e manter a hidratação da pele.  

Descubra skinretin 0,3% 

skinretin 0,3%

skinretin 0,3% é o creme com retinol de uso domiciliário da mesoestetic® que combina 0,3% de retinol puro com 0,7% de bakuchiol na sua fórmula. Os efeitos anti-idade do retinol são potenciados pela combinação com o bakuchiol, ativo natural de origem vegetal com a particularidade de ser adequado para as peles sensíveis. É este grande nível de concentração de retinol que distingue skinretin 0,3% de outros cremes com retinol, sendo perfeito para tratar os diferentes sinais visíveis do envelhecimento.

O creme inclui também um complexo pós-biótico que favorece a regeneração epidérmica e protege a microbiota cutânea da pele. Contém três ingredientes ativos que atuam em sinergia para proporcionar uma grande eficácia anti-idade, com um nível de tolerância cutânea comprovado.

Além disso, trata de forma eficaz as manchas visíveis da pele e a sua falta de luminosidade, junto com as rugas e linhas de expressão da pele, bem como a perda de densidade e de elasticidade que aparece na pele, os quais são sinais de envelhecimento. A sua fórmula e textura são aptas para todos os tipos de pele.

Se procura fazer um tratamento com profissionais, skinretin 1% é um creme com 1% de retinol puro de uso profissional, que rejuvenece, ilumina e revitaliza a pele. Pode aplicar-se em cabina estética antes de um tratamento para preparar a pele ou após o tratamento com o fim de maximizar os resultados obtidos, potencializando a renovação da pele e combatendo os sinais de envelhecimento.

Agora já conhece melhor o ativo anti-idade que está nas bocas do mundo. Entre em contacto com os nossos especialistas e saiba mais sobre os benefícios do retinol e como este pode dar resposta às suas necessidades.