O ácido salicílico é a sua principal ajuda para lutar contra a acne e manter uma pele oleosa saudável. Que tratamentos existem?


Tratamentos com ácido salicílico para peles oleosas

Garantidamente que já ouviu falar do ácido salicílico e do seu grande potencial no tratamento da acne em concreto. Com efeito, esta substância conta com séculos nos receituários da farmacologia humana por diversas razões e uma delas é o cuidado das peles oleosas.

Neste artigo queremos explicar-lhe, de maneira simples, o que é este princípio ativo e quais são as suas utilizações no que à saúde dermatológica diz respeito. Mas, além disso, vamos contar-lhe quais são os principais produtos e tratamentos baseados no ácido salicílico que a mesoestetic® coloca à sua disposição, tanto a nível estético como médico.

O que é o ácido salicílico e para que serve?

O ácido salicílico é uma molécula presente na casca do salgueiro (em latim salix, de onde recebe o seu nome) e noutras plantas. Tem diversas aplicações, mas as que nos interessam aqui são as relacionadas com o tratamento da acne. Portanto, antes de irmos mais além, convém lembrar de maneira muito breve o que é a acne.

A acne é uma afetação inflamatória considerada crónica e muito frequente, especialmente na adolescência. Embora existam diversas causas (secreção sebácea excessiva, unidade pilossebácea obstruída, atividade hormonal, reação bacteriana), em todos os casos relaciona-se geralmente com a pele oleosa. No entanto, existem casos nos quais a acne pode manifestar-se em peles secas. Também pode apresentar diferentes lesões (cravos, pápulas, pústulas, nódulos, quistos) e diversos graus de severidade.

O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido conhecido pelas suas propriedades seborreguladoras e queratolíticas, ou seja, que é capaz de dissolver a chamada camada córnea da pele . Uma das suas caraterísticas principais é que, graças à sua estrutura, apresenta maior afinidade pelo óleo. Isto faz com que penetre facilmente no poro, atuando sobre os fatores desencadeantes da acne.

Por isso, é aplicado o ácido salicílico para a acne: pela sua capacidade para eliminar células queratinizadas de pele morta, que bloqueiam a drenagem da glândula sebácea através dos poros da pele.

Produtos e tratamentos com ácido salicílico

Desta forma, é habitual encontrar no mercado uma ampla gama de produtos com ácido salicílico para tratar as peles oleosas e de tratamentos profissionais que recorrem ao mesmo quando a acne é um problema. Convém, no entanto, saber escolher produtos e tratamentos concebidos por especialistas com experiência, de acordo com parâmetros clínicos comprovados.

No repertório da mesoestetic® destacam-se dois tratamentos especializados:

  • Uma solução específica é acnelan®, um tratamento médico intensivo para peles com tendência acneica e seborreica com base no complexo exclusivo m.acne complex e numa pauta de três sessões em consulta com manutenção domiciliária baseada no mesmo princípio.

  • A capacidade de peeling químico do ácido salicílico confere também os seus benefícios na gama profissional mesopeel® de produtos monosubstância pensados para a esfoliação e renovação da pele. Apresenta-se em três concentrações diferentes:
    • mesopeel® salicylic 10%: Na sua concentração mais baixa, esta versão produz um peeling muito superficial que reduz o tamanho dos poros e unifica o tom, sendo ideal para vários tipos de peles.
    • mesopeel® salicylic 20%: Para peelings superficiais em peles de tipo oleoso, aplicado em tratamentos estéticos até à camada basal (atenuando cicatrizes superficiais, por exemplo).
    • mesopeel® salicylic 30%: Disponível apenas para tratamentos de tipo médico, proporciona um peeling de uma profundidade intermédia capaz de eliminar a epiderme, adequado para peles acneicas e seborreicas.

Para quê sofrer quando pode evitar o sofrimento?

O ácido salicílico é um remédio para enfrentar a acne com tratamentos domiciliários, estéticos e médicos eficazes. Pode continuar a informar-se mais a fundo sobre a acne, a pele e as suas manifestações aqui. Na sua luta contra a acne, pode contar com a mesoestetic®!

Quer saber mais?

Solicite uma marcação no seu centro mais próximo.

ENCONTRE O SEU CENTRO

centros mesoestetic

Os tratamentos médico-estéticos devem ser aplicados e supervisionados por um profissional médico. Solicite uma marcação no seu centro mais próximo para obter um diagnóstico personalizado.