Um clássico dos meses de setembro a novembro é acordar de manhã e encontrar sobre a almofada um pouco mais de cabelo do que o habitual.


caida de cabello en otoño

A queda de cabelo no outono é um fenómeno normal, portanto não é caso para alarme. No entanto, é sempre interessante conhecer os sintomas normais e as causas, para saber se estamos perante uma queda excessiva, se é necessário estar de prevenção ou até se é necessário realizar um tratamento.

Sintomas e possíveis causas

Os sintomas são mais do que evidentes, com o aparecimento de cabelo solto na almofada, no banho ou no pente ou na escova para a cabeça. Também é possível que notemos que o nosso cabelo ficou mais fino ou mais debilitado; em definitivo, com um ar menos saudável.

Apesar das evidências e dos conhecimentos dos sintomas, as causas não estão de todo claras. Certo é que o cabelo morre e renova-se ao longo de todo o ano, de acordo com o seu ciclo de vida natural em três fases (anágena ou de crescimento, catágena ou de repouso, telógena ou de queda). Então, por que motivo cai o cabelo no outono com mais frequência?

Para alguns especialistas, a queda de cabelo no outono está relacionada com reminiscências próprias da mudança do pelo que é altamente frequente em todos os mamíferos. Para outros está mais relacionada com a mudança de época num duplo sentido: por um lado, o nosso cabelo acabou de sofrer muito com o verão (sol, produtos químicos); por outro, o regresso à rotina poderia ter um efeito stressante que se notaria no cabelo.

É normal que o cabelo caia no outono?

Assim, a resposta é um claro sim, a queda de cabelo no outono é normal, e mais abundante também. Embora, a título de curiosidade, o cabelo que cai no outono é, na realidade, cabelo que "morreu" (entrando na fase catágena) durante a primavera; tal como o cabelo demora uns três ou quatro meses para sair, também demora o seu tempo para cair…

O que nos leva à segunda questão que mais nos é apresentada nesta época do ano: quanto tempo dura a queda de cabelo no outono? No geral, a queda deveria chegar com a mudança de fase no ciclo de vida do cabelo, pelo que se verifica uma intensificação da queda no outono durante uns três meses.

O limite da normalidade, que é o que na realidade nos costuma preocupar, está em que tal queda (que facilmente pode chegar a ser o dobro da habitual, ou seja, uns 100-200 cabelos por dia) não seja localizada, não se perca densidade e, certamente, passado esse tempo seja consideravelmente reduzida.

Podemos prevenir esta queda?

Existem várias "lendas urbanas", infundadas, acerca de práticas que provocam a queda de cabelo; não lavar nem escovar o cabelo faz com que a queda seja maior - pelo contrário, é aconselhável uma boa higiene capilar neste sentido. A alimentação, por sua parte, também desempenha um papel importante e, como sempre, a nossa melhor garantia de saúde capilar será uma dieta equilibrada.

Se a queda persistir e se tornar preocupante, é o momento de consultar especialistas dermatologistas e tricólogos para que estes analisem cada caso. Em geral, são habitualmente aconselhados tratamentos revitalizantes ou reparadores para melhorar a qualidade do cabelo, atenuar a queda e favorecer o crescimento.

Na linha tricology da mesoestetic® aposta-se num tratamento domiciliário em duas linhas:

  • tricology intensive hair loss shampoo é um champô antiqueda que combate a queda do cabelo, favorecendo o fluxo sanguíneo, com zinco e nicotinamida como princípios ativos essenciais.
  • tricology hair growth intensive lotion é uma loção formulada para combater a debilidade do cabelo, estimulando e fortalecendo os folículos pilosos, proporcionando maior hidratação e capacidade de absorção de nutrientes.

Se gostaria de saber se um tratamento capilar antiqueda profissional é o mais adequado para si, descubra onde se encontra o centro mais próximo no qual pode consultar os profissionais e realizar o tratamento tricology.

Quer saber mais?

Solicite uma marcação no seu centro médico-estético mais próximo.

VER CENTROS

ver centros

Pedimos-lhe que consulte sempre um profissional de saúde para que analise o seu caso em particular.\n