A sua pele fica mais sensível quando a temperatura desce? Descubra como aliviar os sintomas da sensibilidade ou sensibilização da pele no inverno.


peles sensíveis e o frio

No inverno, a pele sofre uma série de alterações que podem afetar a sua saúde e aparência. As baixas temperaturas, o vento e a transição entre ambientes exteriores e interiores podem fazer com que a pele fique mais seca, mais frágil, mais baça e mais propensa a vermelhidão.

Porque é que a pele fica sensibilizada no inverno?

Existem várias razões para a maior sensibilidade cutânea nesta altura do ano:

  • Os pequenos vasos sanguíneos contraem-se, reduzindo o fornecimento de oxigénio e nutrientes às células da pele.
  • Menos secreção de óleo é produzida, levando a uma perda da barreira natural de óleo.
  • As mudanças de temperatura contribuem para a perda de humidade, provocando uma sensação de aperto na pele.
  • O ciclo de renovação celular abranda, acumulando células mortas, resultando numa pele baça e desidratada. 

Como tratar a pele sensível no inverno?

Existem várias orientações a seguir se tiver pele sensível ou sensibilizada para a acalmar e evitar que os seus efeitos se agravem:

  1. Evite alimentos condimentados e álcool. Ambos desencadeiam os sintomas de uma pele sensível.
  1. Opte por água morna para lavar o rosto, pois a água quente pode avermelhar a pele; e utilize um produto de limpeza específico para peles sensíveis para ajudar a reforçar a barreira cutânea.
  1. Hidrate a sua pele com frequência (muito mais frequentemente do que em qualquer outra altura do ano) e evite produtos com ingredientes potencialmente irritantes, tais como: perfumes, álcool, parabenos, óleos minerais ou alergénios.
  1. Utilize um esfoliante enzimático, pois os esfoliantes químicos e físicos podem ser demasiado agressivos.
  1. Utilize diariamente uma proteção solar adaptada ao seu tipo de pele, formulada com filtros minerais especialmente recomendados para as peles sensíveis.
  1. Cuide da sua saúde mental: a ansiedade e o stress também podem agravar os sintomas de sensibilidade ou sensibilização da pele.

Que produtos utilizar para peles sensíveis?

Existem produtos que respondem eficazmente aos desafios que a pele enfrenta durante o inverno, assegurando o seu bem-estar e aspeto saudável:

Concentrado calmante intensivo

skin balance é o concentrado que reduz visivelmente as manifestações cutâneas típicas da pele reativa, como a vermelhidão, a comichão e a irritação, além de restaurar o filme hidrolipídico da pele.

Proporciona uma ação calmante, regeneradora, bioequilibrante e antioxidante intensiva. Além disso, contém princípios ativos de origem vegetal para restaurar e cuidar da pele diariamente: pantenol, extratos de aloé vera e calêndula.

Máscara antivermelhidão com um grande efeito calmante

anti-stress mask é uma máscara facial intensiva que fornece uma grande quantidade de lípidos para nutrir a pele, enquanto acalma e suaviza a vermelhidão, proporcionando uma ação antivermelhidão, bioequilíbrio e antipoluição.

Formulada com extrato de rhodosorus marinus, flor de açafrão, aloé vera, camomila e calêndula.

Bálsamo calmante intensivo

melan recovery oferece um alívio imediato para a pele irritada e avermelhada, reequilibrando a barreira cutânea e proporcionando suavidade, elasticidade e conforto.

Formulado com um ingrediente derivado do extrato de camomila, manteiga de karité e niacinamida, é ideal para peles normais a secas e para todas as peles em momentos de elevada sensibilização.  


Creme regenerador para peles sensíveis e sensibilizadas

fast skin repair é um creme para peles mistas e/ou peles oleosas que aumenta a recuperação cutânea e reforça a função barreira, restabelecendo o equilíbrio da pele.

Contém pantenol, centella asiatica e alantoína, que promovem a recuperação do estado natural da pele, prevenindo a irritação e a descamação excessiva.

Creme hidratante para peles com couperose

couperend cream é o produto especial para peles sensíveis com tendência para a couperose que hidrata e alivia os efeitos derivados da sua fragilidade capilar e elevada tendência para a vermelhidão.

Contém extratos de plantas, esqualano e pantenol para uma nutrição instantânea, suavidade e elasticidade.

Comece a cuidar da sua pele neste inverno com as dicas dos especialistas da mesoestetic e com sensitive skin solutions.

Já sabe qual o produto que vai utilizar este inverno?