A multinacional catalã concentra os seus planos futuros no desenvolvimento de novos dispositivos médicos injetáveis dentro das suas gamas mesohyal™ e mesofiller®.
A farmacêutica exporta mais de 80% da sua produção e consolida-se como referência em mercados maduros, como o europeu, e também nos internacionais, como a China e o Médio Oriente.


mesoestetic Pharma Group

mesoestetic Pharma Group acaba de apresentar os resultados do seu balanço económico de 2017, nos quais se reflete um crescimento de 17% na faturação. O sucesso registado em 2017 é fruto da qualidade e reputação dos tratamentos do laboratório e da boa saúde do setor, bem como do investimento em projetos pioneiros e do desenvolvimento de produtos e equipamentos de referência entre médicos e profissionais da estética.

Nas palavras do seu fundador e CEO, Joan Carles Font, “2017 foi um ano muito positivo para a mesoestetic Pharma Group e enfrentamos 2018 ainda com mais força e entusiasmo”. E acrescenta, “ultrapassámos uma vez mais as nossas previsões de crescimento e continuamos a consolidar a nossa presença e os volumes de negócio em mercados maduros, como o europeu, donde existe uma grande concorrência”. Da mesma forma, explica, “também continuamos a reforçar a posição líder da marca em mercados tão importantes no setor, como a China, o Médio Oriente, a Austrália e os países da América Latina”. De facto, o ritmo de expansão internacional da farmacêutica é constante e, em 2017, conseguiu duplicar o negócio em mercados de recente abertura, como Israel ou a Costa Rica.

De acordo com a tendência de crescimento empresarial dos últimos anos, a mesoestetic Pharma Group prevê manter o ritmo atual, aumentar a capacidade produtiva das suas linhas mais estratégicas e ampliar o seu quadro. A empresa baseará a sua estratégia de crescimento na investigação e inovação, bem como no lançamento de produtos e tratamentos de referência, como os dispositivos médicos injetáveis, com os quais pretende continuar na vanguarda e como uma referência. 

Inovação e Indústria 4.0, o motor da evolução da Mesoestetic

2017, um ano marcado pela digitalização

“O crescimento da mesoestetic não seria possível sem os grandes avanços na digitalização que estamos a levar a cabo nos últimos anos”, explica Font. “Em 2017, concentrámos grande parte dos nossos esforços em implementar o novo ERP, pela mão da Indra-Tecnocom, com o qual otimizaremos o trabalho de gestão de todas as áreas da empresa”.

Juntamente com o novo sistema de gestão, a mesoestetic apresentou em 2017 a sua nova página web empresarial, onde convive a realidade do consumidor final e a do profissional estético. Além disso, o site oferece muito mais informação, tanto sobre os tratamentos da mesoestetic como sobre as tendências e recomendações no setor médico-estético.

2018, aposta na Indústria 4.0                                                

A inovação e investigação fazem parte do ADN da mesoestetic. Prova disso é a aposta da empresa em centrar a sua estratégia na Indústria 4.0, na tecnologia, na inteligência artificial e na investigação contínua, para melhorar e otimizar processos e operações.

Nesta linha, e como resultado do grande momento que está a viver, a mesoestetic assinou no passado mês de dezembro um acordo com a Câmara Municipal de Viladecans para a compra do solar situado ao lado da atual sede. Este espaço albergará um novo edifício empresarial com todos os recursos para dar resposta aos requisitos de I&D+I do laboratório, bem como para poder oferecer a melhor e mais completa formação aos seus sócios e clientes.

Liderança em medicina estética

Cada vez mais, mulheres e homens de todo o mundo e de todas as idades preocupam-se com o seu aspeto e com a imagem que projetam. Segundo a American Academy of Aesthetic Medicine, “os pacientes não querem apenas ter boa saúde, querem também desfrutar a vida ao máximo, estar em forma e minimizar os efeitos do envelhecimento”. No entanto, os procedimentos cirúrgicos muito invasivos estão a diminuir, aumentando simultaneamente os tratamentos com injetáveis ou peelings químicos, entre outros, e dá-se prioridade aos resultados naturais e não exagerados.

Além disso, de acordo com as previsões da Associação Internacional de Médicos Estéticos (IAPAM, segundo as suas siglas em inglês), o mercado da medicina estética crescerá até alcançar os 6 500 milhões de dólares em todo o mundo e alguns dos tratamentos que terão maior procura serão o rejuvenescimento das zonas íntimas femininas e do contorno dos olhos, bem como a remodelação do contorno facial, entre outros.

É nesta linha que se está a desenvolver boa parte das investigações da mesoestetic, que, entre os seus produtos de uso médico, há mais de 5 anos conta com mesohyal™, a gama mais ampla de produtos de saúde (classe III) de administração intradérmica, para tratamentos estéticos; e, há 2 anos, com mesofiller®, uma família de injetáveis dérmicos de ácido hialurónico reticulado. Atualmente, constituem as linhas mais estratégicas da empresa, nas quais o laboratório realiza grandes investimentos em I&D e para as quais prevê aumentar a sua capacidade produtiva com o objetivo de dar resposta à procura crescente deste tipo de dispositivos.

Em resumo, 2018 será para a mesoestetic Pharma Group um ano com uma clara aposta em manter-se na vanguarda da medicina estética, com grandes investimentos em investigação e desenvolvimento e com a definição do que será a ampliação da sede corporativa, com novas instalações de ponta e concebidas para atingir os objetivos de I&D+I de uma empresa de referência no setor.