o protetor solar não pode faltar na nossa rotina facial. Além disso, é essencial reaplicá-lo ao longo do dia, mesmo quando se usa maquilhagem. Lembre-se de que um fotoprotetor é eficaz se for utilizado corretamente: se aplicarmos a quantidade suficiente, se o fizermos uniformemente e se formos reaplicando ao longo do dia (a cada duas horas).


Fotoproteção e maquilhagem

Nesta publicação esclareceremos as dúvidas mais comuns sobre a combinação da proteção solar com a maquilhagem, tais como quando e como aplicá-la, como combiná-las, etc.

Quando e como aplicamos o fotoprotetor se usarmos maquilhagem?

Regra geral, o último passo da rotina facial é o protetor solar. Se usarmos maquilhagem, devemos aplicá-la após o fotoprotetor, assim que tenha assentado sobre a pele.

A maquilhagem pode ser misturada com protetor solar?

Não é recomendado misturar o fotoprotetor com outro produto (maquilhagem, hidratante ou creme de tratamento) na mesma aplicação, pois provavelmente aplicaremos menos protetor solar e, portanto, a eficácia protetora será reduzida.

O mais recomendável é usar o fotoprotetor de forma independente. Ou seja, incluí-lo na sua rotina de cuidados faciais como último passo. Os fatores de proteção elevados são recomendados e não devem ser substituídos por cosméticos que incluam proteção, sejam cremes ou maquilhagem.

Devo reaplicar o protetor solar a cada 2 horas, mesmo que tenha maquilhagem?

É necessário reaplicar o fotoprotetor mesmo que se esteja a usar maquilhagem. Deve-se ter sempre em mente este lema, especialmente agora no verão, que é a época do ano em que passamos mais tempo fora de casa ou do escritório e a nossa exposição ao sol aumenta.  

Que opções estão disponíveis para facilitar a reaplicação?

Para reaplicar o protetor solar sobre a maquilhagem existem as brumas solares, que pode levar consigo e proteger a sua pele durante o dia de uma forma prática, deixando a sua maquilhagem intacta.  Este é o caso da mesoprotech® antiaging facial sun mist, uma bruma facial anti-idade SPF50+ com uma textura fresca e ultra-leve que se pulveriza de forma uniforme sobre a pele sem a necessidade de espalhar. Além disso, ao utilizar esta bruma estaremos a dar ainda mais valor a este passo, pois não só conseguiremos manter uma fotoproteção eficaz, como também estaremos a nutrir a pele e a conseguir uma ação anti-idade.

bruma solar piel grasa

Pode também optar por protetores solares específicos para as zonas mais delicadas e sensíveis, tais como o contorno dos olhos e dos lábios, cicatrizes e tatuagens. Os protetores em stick oferecem uma ótima extensibilidade, com um formato prático que permite a reaplicação em qualquer altura e local. O mesoprotech® sun stick 100 é invisível e tem uma excelente extensibilidade, permitindo a sua utilização sobre a maquilhagem.

Protetor solar colorido, a alternativa à maquilhagem?

Por outro lado, podemos também encontrar protetores solares com cor e um elevado fator de proteção como o mesoprotech® melan 130 pigment control, uma proteção solar muito elevada cuja textura de cor proporciona um tom natural impercetível. Além disso, ajuda a regular a síntese de melanina proporcionando uma ação preventiva antimanchas.