O ácido hialurónico tornou-se um protagonista da cosmética, dermatologia e medicina estética, graças à sua extraordinária capacidade de reter grandes quantidades de agua e hidratar a pele.


cremes com ácido hialurónico

Vamos falar das propriedades do ácido hialurónico, que tipos existem e algumas recomendações de produtos como cremes de rosto, séruns concentrados e máscaras de rosto com ácido hialurónico. Para ficar com uma pele radiante. 

O que é o ácido hialurónico?

É uma substância naturalmente presente no nosso organismo e em diversos tecidos como pele, cartilagens, ossos e olhos. Este ácido pode absorver até 1000 vezes o seu peso em água, como se fosse uma esponja, mantendo a pele hidratada. Também cria uma película protetora e tem uma função estrutural importante, por ser responsável pela elasticidade e firmeza cutânea. 

À medida que o tempo passa, vamos perdendo esta substância, além das fibras de elasticidade, oleosidade e massa óssea, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e perda de elasticidade1. É por isso que o ácido hialurónico é um grande aliado para prevenir ou atenuar sinais de envelhecimento, sendo usado em produtos como séruns, máscaras tópicas e cremes com ácido hialurónico. 

Para que são os cremes com ácido hialurónico? 

Os cremes com ácido hialurónico aproveitam todas as características deste ingrediente, e é por isso que parece que nos “tiram anos de cima”. De forma geral, têm estas propriedades:

  • Hidratação intensa e duradoura: é perfeito para manter uma hidratação profunda e conseguir uma pele mais suave, tersa e luminosa.  
  • Efeito de preenchimento de rugas e linhas de expressão: o ácido hialurónico dérmico retém a água, hidrata a pele naturalmente, atenua as rugas e linhas de expressão e permite que a pele tenha um aspeto mais jovem, firme e liso. 
  • Aumento da elasticidade da pele: por melhorar a hidratação e preencher as rugas, a pele fica mais elástica, e portanto mais resistente e menos propensa a lesões. 
  • Melhoria da barreira protetora da pele: os produtos (cosméticos) com ácido hialurónico fortalecem a barreira natural da pele, permitindo que ela se defenda melhor contra a poluição, radiação solar, agentes mecânicos/químicos e outros elementos externos. Destaca-se em particular a proteção que a barreira da pele dá contra os radicais livres. 
  • Proteção contra radicais livres: estas moléculas nocivas podem afetar a saúde celular. O ácido hialurónico atua como antioxidante e contribui para neutralizar os radicais livres e os danos que este provocam na pele.

Apesar disso, para maximizar os resultados dos cremes com ácido hialurónico, é importante ter em conta outros fatores que alteram a qualidade da pele, nomeadamente ter uma alimentação equilibrada, evitar o tabaco e álcool e usar protetor solar

Cremes de rosto com ácido hialurónico 

Nem todos os cremes com ácido hialurónico são iguais. É necessário ter em conta a sua concentração e o peso molecular

Os cremes de alta concentração são mais hidratantes e preenchem melhor, e os de baixa concentração são mais indicados para peles jovens e menos desidratadas. 

Além disso, as moléculas de ácido hialurónico maiores (com elevado peso molecular) tendem a incidir sobre as camadas da superfície da pele. Portanto, os cosméticos que combinam diferentes tipos de ácido hialurónico são mais eficazes em termos de hidratação. 

hydra-vital light é um gel-creme hidratante com ácido hialurónico de alto e médio peso molecular, antipoluição e antioxidante (graças ao ativo Urban D-tox) que atua como barreira para prevenir a perda de água.  

ha densimatrix é um sérum concentrado intensivo que combina ácido hialurónico reticulado rosto, alto, médio e baixo para atuar em diferentes níveis. Proporciona uma ação anti-idade, repuxante e preenchedora para todos os tipos de peles. 

Se procura um formato de máscara experimente hydravital mask, que combina ácido hialurónico com extrato de violeta tricolor e contém óleo de argán para nutrir a pele e pantenol (pro-vitamina B5) para a acalmar, além do ativo bioequilibrador Lactobacillus Ferment e o Urban D-tox, antipoluição

Esperamos que este artigo ajude a conhecer melhor os cremes com ácido hialurónico e as suas vantagens. Se utilizar os produtos certos, de forma consistente e correta, conseguirá prevenir e tratar as rugas e linhas de expressão. Experimente em primeira mão os seus efeitos. 


Referências

1 https://www.quironsalud.es/blogs/es/piel-protege-cuidala/sirve-acido-hialuronico-dermatologia

Diego Pérez

Diego Pérez

Especialista em dispositivos médicos injetáveis

Responsável pela carteira de produtos mesoestetic® para a medicina estética, tais como injetáveis de ácido hialurónico para preenchimentos e mesoterapia, bem como soluções transdérmicas e cuidados capilares.