Gostaria de saber como tirar ou eliminar as estrias? As estrias podem afetar a nossa autoestima e causar desconforto em relação à nossa pele. Embora possam ser difíceis de eliminar totalmente, existem vários métodos que podem ajudar a reduzir a sua visibilidade e a melhorar o seu aspeto na pele. Em seguida, contamos-lhe o que são estrias, por que motivo aparecem e como podem ser atenuadas.


Como tirar estrias

O que são estrias?

As estrias são marcas visíveis na pele que se apresentam geralmente como linhas finas ou largas e com uma cor diferente do tom da pele. 

Como aparecem as estrias? 

Estas marcas aparecem geralmente em áreas do corpo onde a pele foi esticada ou distendida rapidamente, como durante o crescimento rápido durante a puberdade, a gravidez ou durante o aumento do peso ou da massa muscular. Isto deve-se à rutura das fibras de colagénio e elastina na camada média da pele, conhecida como derme.

Quando a distensão da pele ocorre de forma mais rápida do que a adaptação destas fibras, são produzidas pequenas lesões na derme, o que causa a formação de estrias.

Que tipos de estrias existem?

Existem dois principais tipos de estrias: as estrias vermelhas ou roxas e as estrias brancas

Inicialmente, podem aparecer com uma cor vermelha ou roxa e são mais recentes, devido à inflamação. Com o tempo, estas cores tendem a perder a sua vivacidade e adquirem uma tonalidade mais clara ou branca.

Além disso, também podemos distinguir entre estrias gravídicas (que ocorrem ao longo da gravidez), estrias da puberdade (que aparecem durante a adolescência) e estrias por alteração do peso.  

Como eliminar as estrias: eis 4 passos fundamentais 

1. Utilize creme hidratante todos os dias 

A hidratação da pele é essencial para a manter suave e flexível, ajudando a reduzir o aspeto destas marcas. Quando existe uma boa hidratação na pele, é menos provável que se desenvolvam estrias e que a sua reparação natural seja favorecida.  

bodyshock® essential cream

Certifique-se de que utiliza um creme hidratante de qualidade e específico para as estrias como o bodyshock® essential cream. Este é um creme corporal que combina um complexo de extratos vegetais que regeneram e hidratam a pele, atenuando visivelmente o aspeto das estrias e ajudando a prevenir o seu aparecimento. A presença de óleos lipossomados e manteiga de carité proporciona uma ação nutritiva e antioxidante para maximizar a sua eficácia.

2. Beba água suficiente 

Para além da hidratação que os produtos tópicos hidratantes proporcionam, esta hidratação é reforçada com os líquidos ingeridos diariamente. Beber água em quantidades suficientes é fundamental para manter a pele hidratada a partir do interior. Além disso, uma boa hidratação corporal ajuda na regeneração da pele.

3. Não se esqueça de esfoliar a sua pele 

A esfoliação é outro método importante para reduzir ou evitar estas marcas. Quando esfolia a pele regularmente, está a eliminar as células mortas da superfície e a estimular a regeneração celular da pele. Isto ajuda a atenuar a visibilidade das estrias.  

Ao escolher um esfoliante, tente optar por um que seja suave e, ao aplicá-lo, realize massagens circulares sobre as áreas afetadas. Realize este processo uma ou duas vezes por semana.

Pode ainda utilizar uma escova de cerdas suaves para realizar movimentos circulares sobre a pele húmida para estimular a circulação sanguínea e promover a regeneração da pele. Este método de massagem também pode melhorar o aspeto das estrias com o tempo.

4. Opte por tratamentos profissionais para as estrias  

Se procura opções profissionais para o tratamento de estrias, considere a possibilidade de consultar um especialista médico ou estético. Alguns dos tratamentos profissionais que podem ajudar a atenuá-las são os seguintes:

  • Tratamentos corporais tópicos com ativos específicos para o tratamento das estrias como bodyshock®, que consiste num protocolo 100% personalizado com fórmulas que atuam de forma sinérgica em cada sessão. O tratamento combina 10 sessões em consultório com um plano domiciliário adaptado às necessidades de cada paciente para proporcionar os melhores resultados.

Resultados antes e depois bodyshock®: redução de estrias

Depois
Antes Antes
Depois
  • Laser: os tratamentos laser, como o laser de CO2 fracionado, podem estimular a produção de colagénio na pele e melhorar significativamente o aspeto das estrias.  
  • A microdermoabrasão é um procedimento não invasivo que esfolia a camada superficial da pele, o que pode ajudar a reduzir o aspeto das estrias. É menos agressiva do que alguns tratamentos laser e pode ser uma opção adequada para algumas pessoas. 

Solicite uma marcação no seu centro mais próximo e obtenha aconselhamento por parte de um especialista.

Em suma, as estrias podem ser uma preocupação estética, mas existem vários métodos que podem ajudar a atenuar o seu aspeto. 

A consistência é fundamental para as atenuar e os resultados podem levar o seu tempo a aparecer. Por isso, seja paciente e siga todos estes conselhos para o cuidado da sua pele.

Recomendamos que consulte sempre um profissional de saúde para que este reveja o seu caso em particular.