A pele casca de laranja é um problema estético comum que se vê sobretudo em mulheres, e embora não represente um risco para a saúde, pode afetar a autoestima. É frequente a pele casca de laranja nas pernas. Fazê-la desaparecer completamente é difícil, mas há tratamentos e produtos para a atenuar.


pele casca de laranja

O que é a pele casca de laranja? 

É importante salientar que, embora sejam frequentemente usados como sinónimos, a celulite e a pele casca de laranja não são exatamente iguais: a celulite é a condição estética, enquanto que a pele casca de laranja se refere apenas à parte visível.

A pele casca de laranja é uma alteração da pele que ocorre quando o tecido adiposo subcutâneo se acumula entre as células de colágeno da derme, deformando a sua estrutura original e, na superfície, criando uma rede de pequenos nódulos semelhantes à casca do fruto.

As áreas em que a pele casca de laranja aparece principalmente são as chamadas regiões ginoides: pernas, nádegas, ancas e abdómen. Sendo uma alteração do metabolismo do tecido da pele, podem afetar pessoas de todos os pesos. Naturalmente, as estatísticas demonstram que afeta muito mais as mulheres: de acordo com a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia (AEDV), entre 85% e 98% da população feminina sofre deste problema, em maior ou menor medida, a partir da adolescência.1 

Tipos de pele casca de laranja 

Há uma escala específica para classificar a celulite com base na existência ou não da pele casca de laranja e da sua consistência. Em suma, existem 3 graus ou tipos de celulite (existindo também um quarto: celulite mista). Quanto mais suave for, mais fácil será reduzi-la e melhores resultados verá. 

  • Celulite dura: É celulite leve. Os tecidos são rígidos e tonificados, e apenas se vê pele casca de laranja ao beliscar a área com os dedos.  
  • Celulite flácida: É o tipo de celulite em que os tecidos oscilam com o movimento, o impacto no tecido subcutâneo é moderado e os nódulos são visíveis a olho nu, sem se fazer compressão. 
  • Celulite edematosa: É a menos frequente. Geralmente aparece nas pernas e nádegas, aumenta o volume dos membros afetados e às vezes causa dor. 
  • Celulite mista: É comum encontrar diferentes tipos de celulite de acordo com a área do corpo, ou seja, uma pessoa pode apresentar vários tipos de celulite.   

Causas da pele casca de laranja 

A causa exata da pele casca de laranja é desconhecida,2 mas existem certos fatores que favorecem o seu aparecimento, interno e externo, que deve levar em conta se quiser evitar ou reduzi-la: 

Fatores internos 

  • Hormonais: A pele casca de laranja geralmente ocorre em momentos de fortes alterações hormonais, como a puberdade, gravidez ou menopausa. Os estrogénios não são as únicas hormonas que o influenciam; tiroides ou insulina são outros exemplos. 
  • Idade: À medida que a pele envelhece, torna-se menos elástica, e a pele casca de laranja aparece frequentemente entre os 25 e os 35 anos. 

Fatores externos 

  • Alimentação não saudável: Se for rica em sal, açúcares, gorduras saturadas e aditivos. 
  • Estilo de vida: O estilo de vida sedentárioe os hábitosnocivos contribuem para a má circulação e o enfraquecimento dos tecidos, uma vez que não recebem uma quantidade suficiente de sangue ou nutrientes. 
  • Stress: O cortisol, hormona do stress, facilitao acumular de gordura e a retenção de líquidos. 

Como tirar o efeito casca de laranja da pele 

Embora seja muito difícil remover completamente a pele casca de laranja, damos-lhe algumas chaves e tratamentos que pode fazer. 

Tratamento da pele casca de laranja em casa 

  • Seguir uma alimentação adequada: Entrar em défice calórico (queimar mais calorias do que se consome), reduzir o sal, beber mais água e comer alimentos diuréticos ricos em nutrientes, fibras e proteínas.
  • Melhorar o estilo de vida: Combinar treino de força e exercícios cardiovasculares, além de reduzir o stress e o consumo de álcool e tabaco. 
  • Massagem e drenagem linfática: Para eliminar melhor as toxinas, com luvas esfoliantes, rolos ou escovas para celulite, aplicando técnicas como beliscar e rolar (beliscar os nódulos e passar o rolo depois). 
  • Usar cremes específicos, como bodyshock® celluxpert, um creme corporal multiação com princípios ativos de cafeína, extrato de Brassica Alba,Arnica, capsaicina e silício orgânico, e um sistema de aplicação com esferas roll on para permitir a massagem física e a absorção do produto. Também pode experimentar bodyshock® intensive mist, um produto em spray de ação intensiva que melhora a aparência de áreas rebeldes graças ao [meso]adipoactive complex™ de alta eficácia. 

Tratamento de pele casca de laranja para profissionais 

Se quiser obter os melhores resultados, recomendamos que opte pelo tratamento de cabina profissional da mesma linha bodyshock®. O tratamento estético corporal bodyshock® é 100% personalizável, combina a mais recente tecnologia em ingredientes ativos e massagens exclusivas e tem eficácia comprovada. Consiste em duas fases, uma em cabina, que inclui um diagnóstico com a nova plataforma bodyshock diagnosis systemTM  e outra em casa. Além disso, se usar os cremes que referimos, maximiza os resultados.  

bodyshock®: soluções corporais personalizadas

Protocolo 100% personalizável que melhora a celulite, adiposidade localizada, flacidez e estrias.

Encontre o seu centro estético más próximo.

pele casca de laranja

Resultados antes e depois: tratamento bodyshock®

Depois
Antes Antes
Depois
Depois
Antes Antes
Depois

Esperamos que este artigo tenha contribuído para entender melhor a pele casca de laranja e o que pode fazer para a combater. 

Referências

1 https://aedv.es/comunicacion/notas-de-prensa/celulitis-lo-ultimo-para-combatirla/

2 https://www.tucanaldesalud.es/es/voz-especialista/celulitis-piel-naranja-puedo-hacer