O ácido glicólico é um potente ingrediente muito utilizado nos cuidados faciais que é conhecido pela sua capacidade de gerar uma “nova pele”. Graças às suas propriedades esfoliantes e renovadoras, ajuda a tratar imperfeições, manchas e rugas, melhora o aspeto da pele com acne e respetivas consequências, e estimula a produção de colagénio.


ácido glicólico

Em seguida, explicamos-lhe estes e outros benefícios do ácido glicólico de forma detalhada, além de lhe deixarmos algumas recomendações para que possa aproveitar este componente ao máximo.

O que é o ácido glicólico?

O ácido glicólico é um componente químico da família dos Alfa-hidroxiácidos (AHA) que é obtido de forma natural a partir da cana de açúcar, da uva ou da beterraba sacarina, sendo também possível sintetizá-lo em laboratório. Pode ser incluído em tratamentos profissionais e em produtos de cuidado facial de uso doméstico.

É o hidroxiácido com o peso molecular mais baixo e, por isso, penetra de forma muito fácil e rápida até às camadas mais profundas da pele.1 Tudo isto contribuiu para que este ingrediente se tenha tornado num agente esfoliante químico muito popular (ideal para peelings químicos faciais), uma vez que dissolve as células mortas sem fricção física, ao contrário de outras opções mais abrasivas.

Para que serve o ácido glicólico e quais são os seus benefícios para a pele?

O ácido glicólico atua de forma eficaz em diferentes aspetos da pele, além de lhe proporcionar vários benefícios:

  • Esfolia em profundidade: ao eliminar a camada superior, remove as células mortas ou deterioradas, dando lugar a uma pele mais suave, lisa e uniforme e reforçando as outras camadas.
  • Melhora o aspeto de peles oleosas, acneicas e pós-acneicas: a baixas concentrações controla a produção de sebo e, a concentrações mais elevadas, reduz a profundidade e a extensão das cicatrizes.
  • Atenua visivelmente as manchas: quer sejam um produto da exposição solar, do envelhecimento ou das alterações hormonais.
  • Reduz o aspeto das imperfeições: como no caso de poros dilatados, cicatrizes e estrias.
  • Estimula o colagénio e a elastina: ativos fundamentais para a firmeza e para a elasticidade da pele que lhe dão um aspeto mais jovial.
  • Diminui as rugas e as linhas de expressão: graças à renovação profunda e à produção de colagénio, que ajudam na reestruturação da pele.
  • Promove a hidratação da pele: ajuda a uma penetração melhor e mais profunda dos agentes hidratantes.

Como usar o ácido glicólico? 

É importante que siga as recomendações e precauções sobre como deve usar o ácido glicólico. Apesar disso, em concentrações adequadas e utilizado de forma correta, pode ser um aliado altamente eficaz, fácil de utilizar e com um baixo risco de complicações, até mesmo em peles mais escuras.2

Os produtos cosméticos com ácido glicólico para aplicação em casa (cremes, séruns, etc.), podem ser utilizados de forma regular nas rotinas de cuidado facial de manhã ou à noite. De manhã, é recomendável o seguinte: lave a cara com água e um produto de limpeza adequado, aplicando em seguida um sérum protetor e, depois de seco, aplique o produto com ácido glicólico. Para terminar, utilize sempre um fotoprotetor de FPS mínimo 50. À noite, basta lavar o rosto e espalhar o cosmético com ácido glicólico.

Nos procedimentos profissionais em consultório, a profundidade da esfoliação depende da concentração, do número de camadas e do tempo de aplicação. As esfoliações com ácido glicólico podem ser:3

  • Muito superficiais (concentração entre 30% e 50%, aplicado de 1 a 2 minutos).
  • Superficiais (concentração entre 50% e 70%, aplicado de 2 a 5 minutos).
  • De profundidade média (70%, aplicado de 3 a 15 minutos).

Os procedimentos profissionais esfoliantes com ácido glicólico não são indicados para grávidas ou mulheres que planeiem engravidar, para pessoas com infeções ativas, herpes simples, queimaduras solares, inflamações na pele ou pele sensível.

Ácido glicólico e retinol

Para obter resultados ainda melhores, pode ainda combinar o ácido glicólico com o retinol, que é um ingrediente ativo derivado da vitamina A. A junção dos dois componentes é ideal para renovar a pele e melhorar a textura e o tom do rosto.

Assim, recomendamos o uso de skinretin 0.3%, um produto à base de retinol, distinguido com os prémios da Belleza Magazine 2023 como o melhor produto anti-idade. Este produto é ideal para reduzir rugas e manchas, melhorar a luminosidade, a firmeza e a elasticidade da pele, além de dispor de uma ação regenerativa e reequilibrante. Como se não bastasse, destaca-se por uma fórmula altamente tolerada por todo o tipo de peles e é necessário que o utilize apenas durante a noite!

O retinol não é indicado para grávidas ou mulheres que planeiem engravidar.

Produtos com ácido glicólico

Quer desfrutar dos benefícios deste ingrediente em sua casa? Dispomos de uma extensa gama de produtos mesoestetic® nos quais este componente é incluído!

Pode começar por um produto de limpeza com ácido glicólico, como a espuma de limpeza para peles normais e mistas brightening foam, que tem um efeito renovador, equilibrante e antipoluição. Se tem uma pele mista, oleosa ou com tendência acneica, pode optar também pelo blemiderm®️ resurfacing gel, um gel renovador para tratar dos poros e purificar e retexturizar a pele.

Se o aspeto apagado, a falta de luminosidade e a pigmentação irregular também são um problema para si, o gel brightening peel booster será uma ajuda preciosa.

Duas vezes por semana, de manhã e à noite, pode aplicar o ultimate micropeel, um tratamento microesfoliante com uma suave ação renovadora, bioequilibrante e antipoluição que lhe permite eliminar células mortas, melhorar a textura, suavizar imperfeições e intensificar a luminosidade e a suavidade de forma imediata. Por outro lado, se prefere uma aplicação mais pontual, dispomos ainda de glycolic + E + F ampoules, uma solução esfoliante em ampolas que acelera a renovação celular.

Com este artigo, temos a certeza de que ficará a conhecer melhor as funções, os benefícios e o método de utilização dos peelings com ácido glicólico, dos tónicos com ácido glicólico e dos sabonetes de ácido glicólico. Experimente-os já!

É recomendado que consulte sempre um profissional de saúde para que este reveja o seu caso em particular.


Referencias

1 https://zaguan.unizar.es/record/57675/files/TAZ-TFG-2016-821.pdf, pág. 21

2 https://www.actasdermo.org/es-peeling-quimico-una-herramienta-util-articulo-S0001731016303362

3 https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20024875/

Dra. Susana Gómez-Escalante

Dra. Susana Gómez-Escalante

Doutorada em Biologia Molecular e Medical Writer

Doutorada em Biologia Molecular e Biotecnologia pela Universidade de Sheffield, Reino Unido, e Mestre em Tradução Médico-Sanitária pela Universidade Jaume I de Castellón. Tem uma vasta experiência no domínio da comunicação científica.