Com o passar do tempo, os sinais de envelhecimento tornam-se mais visíveis, e alguns, como o acentuar das linhas de expressão e o aparecimento de pregas, poderão tornar-se mais visíveis no rosto.

bigode chinês

O que é o bigode chinês?

Embora possa parecer uma fase precoce, a partir dos 25 ou 30 anos, a pele começa a perder capacidade de se renovar, e o sulco nasogeniano é um dos sinais mais frequentes do envelhecimento da pele.

O bigode chinês, também conhecido como linha de riso, do sorriso ou prega nasolabial, é um sulco que se forma na parte inferior do rosto, à volta da boca. É uma prega situada na linha que vai desde as fossas nasais às extremidades superiores dos lábios. Não confundir com as chamadas “linhas de marioneta”. Essas linhas, ao contrario do sulco nasogeniano, vão das extremidades ao queixo. Mas a característica comum em ambos os casos é que contribuem para dar uma expressão facial de cansaço e tristeza, e é por isso que muitas pessoas querem eliminá-las.

Como aparece o bigode chinês?

Este sulco é provocado por vários fatores internos de cariz genético, além do stress oxidativo produzido pelos fatores externos.

A pele mantém-se jovem devido a 3 componentes básicos: elastina, colágeno e ácido hialurónico.

Os fatores internos1 têm a ver com o facto de os músculos nesta zona do rosto ficarem cada vez menos tonificados, sobretudo na elevação do lábio superior, e com a erosão das camadas na pele. Também se devem à perda de gordura provocada pela idade nas zonas médias profundas e à ressorção óssea, da qual falaremos mais à frente.

Mas há fatores externos que podem ter um papel importante no aparecimento do bigode chinês, especialmente estes três:

  • Tabaco: fumar diminui a síntese do colágeno e elastina, prejudica os mecanismos de reparação e muda o tom e a luminosidade.2 
  • Fotoenvelhecimento: uma exposição prolongada e sem boa proteção solar pode desidratar muito a pele, com perda de elasticidade e engrossamento.3 
  • Mudança do peso corporal: se perder muito peso rapidamente, cria-se um excesso de pele e muitas vezes a pele do rosto fica mais flácida.

Sintomas do sulco nasogeniano

Como vimos, o sulco nasogeniano está muito associado aos efeitos habituais da idade, nomeadamente a flacidez e a ressorção óssea. Embora os tecidos continuem a formar-se e regenerar-se ao longo da vida, a tal ponto a destruição é superior à criação e começa a chamada “ressorção óssea”, a diminuição do volume dos ossos, como os do rosto. 

Assim, um dos principais sinais para detetar o aparecimento destas linhas de expressão é a perda de volume do arco zigomático (ou seja, a queda do pómulo) e o grau de ressorção da chamada fossa piriforme, o ponto em que o pómulo se une ao maxilar superior.

Como testar o aparecimento do bigode chinês?

Embora diversos procedimentos possam eliminar o apagamento do sulco nasogeniano, como cirurgia (lifting de rosto) e radiofrequência, os preenchimentos tornaram-se muito populares devido a serem muito eficazes e pouco invasivos face a outros métodos.

Normalmente, o sulco nasogeniano aparece entre os 40 e os 50 anos.4 

Como eliminar o bigode chinês do rosto

Embora diversos procedimentos possam eliminar o apagamento do sulco nasogeniano, como cirurgia (lifting de rosto) e radiofrequência, os preenchimentos tornaram-se muito populares devido a serem muito eficazes e pouco invasivos face a outros métodos.

Os materiais de preenchimento de rosto contêm substâncias de ácido poliláctico ou hidroxiapatita cálcica, mas o ácido hialurónico é um dos mais frequentes no preenchimento do bigode chinês, estando presente em mesofiller® e mesohyal™ da mesoestetic®.

mesofiller®: gama de preenchimento do bigode chinês com ácido hialurónico reticulado

O preenchimento de bigode chinês mesofiller® é uma ótima opção, porque contém ácido hialurónico reticulado que favorece a correção do sulco nasogeniano. Além disso, a sua tecnologia proporciona a máxima qualidade, eficácia e segurança clínicas.

Descubra o centro mais próximo para tratar o bigode chinês.

Também é importante referir a gama de produtos mesohyal™ à base de ácido hialurónico não reticulado para melhorar a qualidade e turgidez da pele. É um tratamento corporal e facial, que faz parte da maior gama de produtos de saúde da mesoestetic®, de administração intradérmica de classe III, com marcação CE para tratamentos estéticos, seguros e eficazes do bigode chinês.

Além disso, para tratar as rugas e para a firmeza do rosto em geral, pode explorar as soluções anti-idade como as da linha age element®, com uma eficácia epigénica patenteada e comprovada no apagamento do sulco nasogeniano e preenchimento do bigode chinês.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido o que é o sulco nasogeniano, os fatores que provocam o seu aparecimento e quais os tratamentos que temos à disposição, se se quiser livrar dele.

Referências

1 https://www.seme.org/revista/articulos/tecnicas-de-relleno-facial-con-acido-hialuronico-y-neuromodulacion-para-el-rejuvenecimiento-perioral-revision-sistematica#bibliografia1

2 https://medicadoo.es/2022/03/28/como-afecta-el-tabaco-a-nuestra-piel/

3 https://medicadoo.es/2019/05/09/danos-causados-por-el-sol-en-nuestra-piel/

4 https://www.miwebdesalud.com/tratamiento-surcos-nasogenianos/#Que_son_los_surcos_nasogenianos