A niacinamida é um ingrediente cada vez mais popular nos cuidados da pele. Este ativo conta com propriedades antienvelhecimento e antioxidantes, além de ajudar a regenerar as células e a manter a

niacinamida

O que é a niacinamida?

A niacinamida, também conhecida como nicotinamida, é um tipo de vitamina B3 que atua na síntese de proteínas e, consequentemente, contribui para a melhoria do metabolismo e para a renovação celular da pele1.

Atualmente, é possível potencializar os seus benefícios graças uma ampla gama de produtos tópicos, como poderá ver neste artigo. Devido ao seu baixo peso molecular, a niacinamida pode penetrar em camadas mais profundas da pele e regenerá-la desde o interior. Além disso, é um ingrediente altamente versátil e geralmente bem tolerado pela maioria das pessoas.

Para que serve a niacinamida?

Os benefícios deste ingrediente tornam-no altamente popular, em particular na prevenção e combate de certas alterações dérmicas.

Permite a reparação do ADN, o que previne o envelhecimento, a oxidação e a morte celular, além de inibir a formação de manchas. Destaca-se ainda pela sua capacidade de fortalecer a barreira cutânea, ajudando desta forma a proteger a pele contra os fatores externos, como contaminações e radicais livres, que a podem danificar e envelhecer de forma prematura. Ao promover a retenção de água, é também fundamental para a hidratação celular e para a prevenção das linhas de expressão e rugas.

Benefícios da niacinamida para a pele

A niacinamida é absorvida de forma excelente através da pele e a sua administração tópica tem apresentado os seguintes benefícios:2,3

  • Hidratação da pele: ao estimular a produção de ceramidas e ácidos gordos, repara a barreira cutânea e reduz a perda de água transepidérmica.
  • Efeito antivermelhidão e calmante: reduz a vermelhidão e irritação cutânea, o que a torna numa grande aliada das peles sensíveis, com rosácea, dermatite atópica, comichão intensa ou peles altamente reativas a sabões ou certos produtos químicos.
  • Regulação de sebo e combate contra a acne: ajuda a regular a produção de sebo e, portanto, contribui para o controlo da pele oleosa. Além disso, existem estudos que demonstram que a niacinamida tópica é tão eficaz no tratamento da acne leve e moderada como a clindamicina4, um antibiótico frequentemente utilizado para este efeito.
  • Ajuda contra as manchas e hiperpigmentação: ilumina e uniformiza o tom de pele ao combater as manchas escuras. A combinação da niacinamida com outros tratamentos despigmentantes aumenta a sua intensidade e eficácia5.
  • Antienvelhecimento: ao estimular a produção de colagénio e elastina, reduz os sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.
  • Antioxidante: protege a pele contra os danos dos radicais livres que os contaminantes atmosféricos podem gerar e ajuda a reparar os danos produzidos pela luz ultravioleta.

Como pode usar a niacinamida, incluindo-a na sua rotina?

Na mesoestetic®, contamos com uma grande variedade de produtos cosméticos de qualidade com niacinamida que pode incorporar na sua rotina de cuidados diários da pele.

Para tratar as manchas cutâneas

Se a hiperpigmentação é um problema para si, recomendamos-lhe melan tran3x concentrate, um concentrado ou sérum despigmentante intensivo que inclui ainda ácido tranexâmico para intensificar a sua ação antimanchas e atenuar visivelmente as manchas do rosto, até mesmo as mais escuras. Para aumentar o seu efeito, pode combiná-lo com melan tran3x gel cream.

Se, por outro lado, tem um problema de hiperpigmentação localizada em zonas íntimas externas, partes internas das coxas e virilhas, o dermamelan® intimate gel é uma opção eficaz.

Além disso, a combinação de niacinamida com outros tratamentos despigmentantes aumenta a sua intensidade e eficácia5.

cosmelan® é o método despigmentante profissional que elimina de forma completa as manchas cutâneas mais intensas e resistentes. Por sua vez, dermamelan® é o método despigmentante médico de nova geração que, graças ao desenvolvimento de uma fórmula inédita, conta com duas patentes que atuam ao eliminar eficazmente as manchas de forma progressiva.

Descubra o centro mais próximo de si onde poderá obter o seu tratamento e consulte um profissional.

Para combater os sinais do envelhecimento

Se o que procura é um efeito antienvelhecimento, pode utilizar o creme age element® brightening cream, um produto cuja ação antioxidante abranda o envelhecimento prematuro, revitaliza a pele e proporciona um aspeto mais hidratado e uniforme. Antes deste creme de tratamento cosmético, pode utilizar age element® brightening concentrate, que é um sérum concentrado com ação antioxidante intensiva e ação iluminadora que uniformiza o tom da pele.

Para tratar a irritação da pele

E para as situações pontuais nas quais a sua pele sofre de irritação, vermelhidão ou tensão, melan recovery pode ser o seu grande aliado. Este bálsamo calmante reduz a sua sensibilidade cutânea e devolve o equilíbrio e o conforto à pele para combater os efeitos de agressões externas (sol, depilação, barbear, fricção) ou de tratamentos (peeling, laser, etc.).

Esperamos que com este artigo tenha ficado a conhecer melhor a niacinamida, um dos ativos mais populares atualmente e também um dos mais versáteis em matéria de cuidados da pele. Atreva-se a experimentar os seus inúmeros benefícios!


Referências

1 https://medlineplus.gov/spanish/druginfo/natural/1534.html

2 https://www.inesem.es/revistadigital/biosanitario/que-es-y-para-que-sirve-la-niacinamida-en-la-cosmetica/

3 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2921764/

4 https://e-journal.unair.ac.id/BIKK/article/download/31032/pdf/139154

5 https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-nuevos-despigmentantes-cutaneos-vii-niacinamida-13108312

Mª Carmen Vaquero

Mª Carmen Vaquero

Formada em Farmácia e especializada em dermocosmética

Concluiu um mestrado em desenvolvimento cosmético em Barcelona.