O rosto é uma das zonas nas quais os sinais da idade são mais notórios. No entanto, atualmente é imprescindível passar por um bloco operatório para desfrutar de um rejuvenescimento facial. Um dos tratamentos mais procurados a este nível é a radiofrequência facial, uma técnica segura e não invasiva ideal para tratar a flacidez e as rugas finas do rosto e do pescoço. Em seguida, explicamos-lhe em que consiste, os seus benefícios e damos-lhe algumas recomendações.


Radiofrequência para o rosto

O que é a radiofrequência para o rosto

Esta técnica consiste em aplicar ondas eletromagnéticas no rosto e no pescoço para combater os problemas específicos e particulares provocados pelo envelhecimento nestas zonas. Ao se basear na aplicação de ondas eletromagnéticas, aumenta a temperatura das diferentes camadas da pele de forma controlada e produz uma potente ativação celular, conseguindo um efeito anti-idade visível e imediato.

É, portanto, um procedimento simples, seguro, não invasivo (sem recorrer a injeções ou agulhas), indolor e sem anestesia, que permite remodelar os tecidos e não tem os efeitos adversos de outras intervenções mais agressivas.1

Como funciona o tratamento por radiofrequência

O aparelho de radiofrequência gera uma corrente de alta frequência que provoca a vibração das moléculas de água da pele e gera um aumenta da temperatura do tecido, percetível para o paciente sob a forma de um calor suave e agradável. Este aquecimento da pele produz a ativação e a estimulação das células, o colagénio profundo dos tecidos é reestruturado e são geradas novas fibras, aumentando a firmeza e a elasticidade da pele.

De acordo com os objetivos pretendidos, será utilizado um tipo de tecnologia e cabeçal. Geralmente, o tratamento por radiofrequência não provoca efeitos secundários importantes, apenas uma vermelhidão ou inflamação temporária.

Benefícios da radiofrequência para o rosto

O envelhecimento está altamente relacionado com a diminuição dos elementos-chave: o colagénio e a elastina. A radiofrequência, ao reestruturar o colagénio em profundidade e ao aumentar a circulação sanguínea, produz uma maior elasticidade dos tecidos e uma estrutura cutânea melhorada, mais firmeza e uma atenuação das rugas.

A radiofrequência facial permite-nos aproveitar todos estes benefícios gerais para combater certas alterações do rosto e do pescoço. Em particular, é altamente eficaz para melhorar a flacidez leve ou moderada2; na verdade, em Hollywood, esta técnica é conhecida como "minilifting" devido ao seu efeito tensor.

  • Redefinir o contorno facial
  • Levantar as sobrancelhas
  • Deixar a pele da testa e sob os olhos mais tensa
  • Combater a flacidez da papada, do pescoço e do duplo queixo
  • Refirmar as maçãs do rosto

Além disso, ao regenerar a pele em profundidade, a radiofrequência pode ser utilizada com sucesso para:

  • Reduzir as rugas e linhas de expressão3, uma vez que pele fica tensa a partir de dentro
  • Melhorar o tom e a textura4
  • Combater as manchas e a hiperpigmentação
  • Aumentar a hidratação e luminosidade, conseguindo um efeito flash
  • Melhorar o aspeto do rosto ao reduzir a oleosidade facial5
  • Reduzir a inflamação de papos e diminuir o tom mais escuro de olheiras
  • Melhorar a pele sensível, com presença de vermelhidão (eritema) e fragilidade capilar
  • Tratar a rosácea, os eczemas ou a couperose
  • Combater a acne (ao diminuir a oleosidade da pele) e reduzir as suas marcas
  • Melhorar os poros

Dispositivo de radiofrequência facial: Genesis

Se pretende submeter-se a um tratamento de radiofrequência facial, é importante que escolha profissionais qualificados com equipamentos fiáveis e de qualidade.

Neste sentido, na mesoestetic® contamos com o nosso dispositivo Genesis, um aparelho com uma combinação sinérgica de 4 tecnologias de estimulação (radiofrequência capacitiva, com led e resistiva) e contribuição (eletroforoporação), sendo que esta última conclui a fase de estimulação para proporcionar um tratamento integral de várias indicações.

Trata-se de uma tecnologia com a qual poderá obter todos os benefícios da radiofrequência no rosto e no pescoço, que oferece os melhores resultados em tratamentos flash, intensivos e de manutenção, com eficácia comprovada por estudos clínicos e resultados visíveis, progressivos e duradouros desde a primeira sessão. Além disso, é um dispositivo potente, versátil e compacto com uma excelente tolerância em peles sensíveis.

É um/a profissional e gostaria de administrar o tratamento nas suas consultas?

Radiofrequência facial: resultados antes e depois

Como lhe mostramos em seguida, os resultados da radiofrequência facial com o dispositivo Genesis são verdadeiramente notórios.

  • Duplo queixo: é possível ver o efeito redutor, refirmante, hidratante e retexturizante:
Depois
Antes Antes
Depois
  • Contorno dos olhos: foram corrigidos sinais de envelhecimento perioculares no rosto, como olheiras, linhas de expressão ou falta de luminosidade:
Depois
Antes Antes
Depois
  • Pele sensível: aumento da hidratação, melhoria da vermelhidão e dos capilares:
Depois
Antes Antes
Depois

Descubra o centro mais próximo de si no qual pode obter o seu tratamento e consultar um/a profissional.

Quanto tempo duram os efeitos do tratamento por radiofrequência

Os efeitos da radiofrequência variam de acordo com a pessoa (idade, tipo de pele, cuidado da pele, estilo de vida, etc.), mas são acumulativos (quantas mais sessões forem realizadas, mais notórios serão) e podem durar entre 8 e 12 meses. Recomendamos de 6 a 10 sessões de tratamento, uma por semana, em conjunto com sessões de manutenção para obter melhores resultados (2 a 3 por ano).

Para obter ainda melhores resultados, também é possível combinar a radiofrequência facial com outros tratamentos em consultório de acordo com o critério do profissional.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil para ficar conhecer melhor a radiofrequência facial e para ficar a saber como pode rejuvenescer o seu rosto e pescoço. Atreva-se a experimentar os seus benefícios!

Recomendamos que consulte sempre um profissional de saúde para que este reveja o seu caso em particular.


Referências

1 https://www.sanitas.es/biblioteca-de-salud/estetica/tratamientos-y-aparatologia/radiofrecuencia

2 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4631236/

3 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5929946/

4 https://academic.oup.com/asj/article/36/9/1058/2664478

5 https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/lsm.22676