A pele mista combina características da pele oleosa com as da pele normal ou seca. Vamos falar de como tratá-la para mantê-la saudável e bonita.


pele mista

O que é a pele mista?

A pele mista é aquela que é oleosa na testa, nariz e queixo (zona T) e normal ou seca nas bochechas. São peles difíceis de tratar, pois têm as características de vários tipos de peles, mas com uma rotina adequada, conseguirá que fique saudável e bonita.

Características principais

  • Brilho na zona T
  • Poros visíveis na zona T
  • Algumas imperfeições na zona T

Causas da pele mista

A pele mista tem origem sobretudo no fator genético, que determina a quantidade de sebo que produz a pele.

fator hormonal também é determinante: está comprovado que as hormonas masculinas tendem a produzir mais sebo e por isso os homens costumam ter peles mistas ou oleosas. O uso inadequado de certos cosméticos também pode provocar alterações na pele, como a sobreprodução de sebo em certas zonas do rosto.

Rotina facial para pele mista

Para peles mistas, recomenda-se o uso de cosméticos específicos para cada zona, com especial atenção à zona T (oleosa), sobre a qual se recomenda fazer tratamentos absorventes, como o uso de máscaras localizadas, para controlar a quantidade de sebo e, assim, o brilho e impurezas presentes na pele.

A sua rotina de skincare para pele mista:

1. Produto de limpeza facial para pele mista

brightening foam é uma espuma cremosa de limpeza com AHA que limpa a pele em profundidade, ao mesmo tempo que proporciona luminosidade e uma ação equilibrante e antipoluição.

2. Tónico para piel mista

hydratonic mist é um tónico facial em spray, equilibrante e antipoluição, para todos os tipos de peles. A sua fórmula combina água de rosas e pantenol para uma ação regeneradora e calmante.

3. Creme hidratante para pele mista

hydra-vital light é o gel-creme hidratante e refrescante que proporciona uma hidratação duradoura, reforçando a função de barreira da pele, e protegendo-a contra agressões externas, como a poluição.

4. Sérum para pele mista

ha densimatrix é o sérum que, graças à sua fórmula que combina ácido hialurónico em diferentes formas e pesos moleculares, proporciona uma hidratação intensa sem oleosidade, além de ter um efeito anti-idade e de preenchimento

5. Proteção solar para pele mista

mesoprotech® mineral matt antiaging fluid é a proteção solar SPF 50+ de alta tolerância dérmica para peles mistas, oleosas e sensíveis. Vai adorar este produto, porque matifica os brilhos da pele e é não comedogénico.

Preguntas frequentes

Quantas vezes se deve limpar a pele mista?

A pele mista deve lavar-se duas vezes ao dia: de manhã e à noite, com um produto adequado. É provável que, devido a fatores externos, possa notar mudanças importantes na pele. No verão, as peles mistas costumam produzir mais sebo, enquanto que no inverno podem secar. É importante ter estas mudanças em conta ao fazer a sua rotina de rosto, escolhendo produtos adequados em cada caso.  

Como posso tratar as zonas secas na pele mista?

Pode aplicar um creme ou uma máscara hidratante na zona das bochechas ou no contorno do nariz e dos lábios, que costumam ser as zonas que secam com maior facilidade.

Como posso tratar as zonas oleosas na pele mista?

Utilize um produto de limpeza para pele oleosa à base de ácido salicílico na zona T. Pode também usar um esfoliante para peles oleosas e/ou produtos matificantes na mesma zona, para controlar o brilho e evitar o aparecimento de imperfeições.

Não sabe qual é o seu tipo de pele?

Dirija-se ao seu centro de estética de referência para fazer um diagnóstico e para consultar profissionais sobre as imperfeições na sua pele.