As manchas escuras ou manchas castanhas nas mãos são uma preocupação, principalmente à medida que envelhecemos. Descubra por que motivo aparecem e como as pode tratar.


Manchas nas mãos

Com certeza que cuidará da pele do rosto diariamente com produtos hidratantes, anti-idade e protetores solares para evitar vários problemas, como manchas na pele. Mas sabia que podem aparecer manchas também noutros locais, como nas mãos, no pescoço ou no decote? Por vezes, estas zonas passam para segundo plano e esquecemo-nos de as cuidar devidamente, podendo surgir manchas ou ocorrer uma deterioração da qualidade da pele.

Se pretende começar a cuidar das suas mãos para prevenir e tratar as manchas, continue a ler!

Por que motivo aparecem manchas nas mãos?

A pele das mãos é particularmente fina e delicada, o que resulta num envelhecimento manifestado de forma mais prematura do que noutras zonas do corpo. Com o passar dos anos, é normal que esta pele perca densidade, que fique enrugada e que apareçam manchas nas mãos.

Devido à exposição solar, é desencadeado um aumento de melanina nas células, o que origina a formação de manchas na pele. Embora a radiação solar seja geralmente o fator determinante, existem outros que também podem ter influência nesta formação:

  • a genética
  • as lesões inflamatórias (feridas, cicatrizes, queimaduras, etc.)
  • a administração de certos medicamentos
  • etc.

Tipos de manchas na pele

Existem vários tipos de manchas nas mãos que surgem devido a diversos fatores. É importante saber quais são as manchas que existem no nosso corpo antes de darmos início ao seu tratamento de forma adequada:

  • Lentigos senis: com o passar dos anos, os danos celulares provocados por vários fatores, entre os quais se destaca a radiação solar, torna-se evidente. É então que surgem pequenas manchas castanhas nas mãos com um tamanho e formato semelhante que dão à pele desta zona um aspeto envelhecido.
  • Lentigos solares: tal como os lentigos senis, os lentigos solares surgem devido à radiação solar. No entanto, podem aparecer em qualquer fase da vida, incluindo em pessoas jovens e, devido ao seu aspeto, podem ser confundidos com sardas.
  • Manchas brancas: este tipo de manchas pode ter vários diagnósticos, dependendo dele o seu tratamento. Pode dever-se a infeções, dermatite ou vitiligo. Em qualquer caso, é necessário visitar um dermatologista para obter um diagnóstico fiável.

Como prevenir o aparecimento das manchas nas mãos?

As mãos são uma zona que fica sempre exposta ao sol e, por isso, é necessário cuidá-las tão bem como o rosto. Para começar, utilize uma proteção solar forte e de amplo espetro todos os dias. Nunca se esqueça de a voltar a aplicar várias vezes por dia, principalmente depois de lavar as mãos. Desta forma, estará a garantir uma proteção constante e a prevenir o aparecimento de manchas nas mãos.

Além disso, é recomendável que limite a exposição solar nas horas de maior emissão de radiações UV para prevenir o aparecimento de manchas.

Como atenuar as manchas castanhas nas mãos?

Se já lhe surgiram manchas castanhas nas mãos e gostaria de as eliminar ou atenuar, o que deve fazer em primeiro lugar é procurar um profissional para que este lhe recomende o tratamento despigmentante mais adequado para o seu caso.

Na mesoestetic®, recomendamos um protocolo combinado de peeling e microneedling para que possa obter os melhores resultados.

Descubra o centro estético ou médico-estético mais próximo de si no qual pode obter o seu tratamento.

Em que consiste o tratamento para as manchas castanhas nas mãos?

O tratamento é composto por 5 sessões em consultório ou consulta médica (dependendo da gravidade das suas manchas) durante as quais é realizada uma limpeza da pele e um peeling específico (mesopeel® melanostop tran3x ou mesopeel® MD melanostop tran3x) para tratar as manchas castanhas nas mãos. Este peeling conta com potentes ativos despigmentantes, como o ácido salicílico, o ácido kójico e o ácido tranexâmico que, para além do seu efeito despigmentante, proporcionam uma melhoria visível do tom e da luminosidade.

Na mesma sessão, após o peeling, é realizado o microneedling com uma solução despigmentante. Esta técnica consiste em realizar microperfurações controladas através de um dispositivo que permite que a solução penetre e seja mais eficaz.

A combinação do peeling e do microneedling atenua as suas manchas escuras em apenas algumas semanas. No entanto, após este tratamento, deve ter em conta que deverá proteger as suas mãos do sol com uma proteção solar específica para peles com manchas, como mesoprotech® melan 130 pigment control.

Pretende tratar as suas manchas? Faça-o com a ajuda de especialistas: solicite uma marcação para obter um diagnóstico profissional.

Recomendamos que consulte sempre um profissional de saúde para que este reveja o seu caso em particular.

Arantza Azparren

Arantza Azparren

Global Training Manager

Tem uma vasta experiência no sector da estética profissional, desenvolvendo protocolos e soluções para diferentes alterações da pele e da forma do corpo.