Tem manchas escuras na pele? Contamos-lhe por que motivo aparecem os diferentes tipos de manchas e como os pode eliminar ou atenuar.


manchas escuras na cara

O que são as manchas castanhas na pele?

As manchas na pele são uma das principais preocupações estéticas, uma vez que têm um impacto direto na qualidade de vida e autoestima de quem as tem. Existem diversos tipos de manchas e é fundamental diferenciá-los antes do início de qualquer tratamento de despigmentação. 

A maior parte das manchas são de origem melânica, ou seja, são causadas por uma superprodução de melanina. Dentro desta categoria, os principais tipos de manchas cutâneas são o melasma, a HPI, os lentigos solares ou senis e as efélides.

O diagnóstico de um médico é primordial para diferenciar as manchas melânicas que podem ser tratadas com métodos despigmentantes de outro tipo de manchas, como melanoma, angiomas, vitiligo, etc.

Por que motivo aparecem manchas escuras na pele?

A hiperpigmentação é um mecanismo natural de proteção da pele contra a radiação UV. A radiação solar é a principal causa do aparecimento de manchas cutâneas, uma vez que desencadeia uma superprodução de melanina, ao mesmo tempo que potencializa o efeito de qualquer outro fator desencadeante, sendo o responsável final por todos os tipos de manchas de origem melânica. Além disso, intensifica a coloração das manchas existentes como sardas, lentigos solares ou senis, melasma e HPI.  

Existem outros fatores que contribuem para o aparecimento das manchas escuras: 

  • O envelhecimento cutâneo: depois dos 40 anos, aumentam as perturbações na produção e na distribuição da melanina, originando lentigos senis que são mais frequentes nas zonas expostas ao sol como a cara, o decote, as mãos e os braços.

  • Os processos inflamatórios: processos como a acne e as queimaduras ou certos tratamentos estéticos, como o laser ou a esfoliação química, podem acabar por pigmentar a pele devido à inflamação que produzem. Neste caso, falamos de hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI), um tipo de mancha que é especialmente frequente em peles escuras. 

  • A predisposição genética: alguns fatores genéticos predispõem certas pessoas a desenvolver anomalias na pigmentação da pele. A exposição à luz solar cria geralmente estas anomalias mais visíveis. É o caso das efélides, que de uma forma geral ocorrem especialmente nas peles mais claras e em pessoas ruivas. 

  • Medicação fotossensibilizante: alguns fármacos podem provocar fotossensibilidade e causar o aparecimento de manchas cutâneas. Isto acontece com fármacos como o ibuprofeno, os anticoncecionais, os anti-histamínicos, etc.

  •  A exposição a agentes químicos: certos produtos químicos como perfumes, desodorizantes ou óleos podem provocar fototoxicidade e originar algumas hiperpigmentações. 

  • As oscilações hormonais: as hormonas sexuais femininas (estrogénio e progesterona) estimulam a superprodução de melanina quando a pele é exposta ao sol e podem originar o melasma, que é o tipo de mancha mais comum quando ocorrem alterações hormonais.

Como eliminar as manchas escuras na cara?

cosmelan 2

Na mesoestetic®, somos especialistas em despigmentação. Mais de 30 anos de investigação permitiram-nos consolidar soluções profissionais de eficácia comprovada como os tratamentos para as manchas escuras na cara dermamelan® e cosmelan®, para além de outras soluções domiciliárias como melan tran3x concentrate e melan tran3x gel cream.

  • dermamelan® é o tratamento despigmentante médico que trata as manchas cutâneas e regula a superprodução de melanina, inibindo e controlando o reaparecimento de novas manchas a longo prazo. Consiste numa única sessão na consulta médica e num tratamento cosmético para efetuar em casa, definido pelo profissional médico e com resultados após 4 meses de tratamento.

  • cosmelan® é o método despigmentante profissional de referência a nível mundial, com 30 anos de existência no mercado, que elimina as manchas existentes e previne o seu reaparecimento, obtendo assim um resultado a curto e longo prazo. Combina uma única sessão em cabina com um tratamento cosmético a efetuar em casa, definido pelo profissional estético, e tem uma duração aproximada de 6 meses.

  • melan tran3x é um tratamento despigmentante domiciliário composto por dois produtos sinérgicos: concentrado e gel creme, que atuam de uma forma gradual atenuando as manchas e evitando o seu reaparecimento. O seu principal ativo é o ácido tranexâmico. É ideal para potencializar e manter os resultados obtidos após a realização dos tratamentos dermamelan® e cosmelan®.

Procura um tratamento para eliminar as manchas na pele? Descubra os melhores despigmentantes para manchas escuras e obtenha conselhos do seu médico ou profissional para que este lhe recomende o que mais se adequa ao seu tipo de manchas e de pele.