As manchas cutâneas benignas (o que em termos médicos se conhece como hiperpigmentação) constituem uma das mudanças mais comuns da pele, presente em mais de um 90% das pessoas com 50 anos ou mais. Neste cenário, encontrar o creme despigmentante adequado é lógico e, sobretudo, importante.


crema despigmentante modelo

A pesquisa de informação e as consultas sobre tratamentos despigmentantes estão entre as mais comuns, por isso nesta publicação falamos mais a fundo do âmbito dos cremes despigmentantes, os seus princípios, os critérios para escolher o mais adequado e outras recomendações. 

O que é um creme despigmentante?

A definição básica seria a de uma solução de uso tópico com ingredientes capazes de regular a ação visível da enzima da tirosinase. Esta enzima catalisa a produção da melanina, que é o pigmento responsável pela coloração da pele, a hiperpigmentação e as manchas.

Entre estes ingredientes é frequente encontrar substâncias ativas como los alfahidroxiácidos (principalmente ácido glicólico) pela sua capacidade exfoliativa superficial, os antioxidantes niacinamida (una forma de vitamina B3) e ácido fãtico ou os ácidos tranexâmico, azelaico e kójico.  

Como escolher o melhor creme despigmentante?

No mercado não faltam cremes despigmentantes, mas (como já saberá), para peles diferentes, cremes diferentes. Entre os fatores a ter em conta destacam-se: 

  • Tipo de manchas: não é igual uma mancha provocada pela exposição ao sol e outra devido a mudanças hormonais, a uma lesão inflamatória ou ao envelhecimento da pele.
  • Localização da hiperpigmentação: as zonas mais afetadas costumam ser o rosto/pescoço/decote, e as zonas íntimas (púbis, virilha e região perianal). 
  • Tipo de pele: as diferentes pieles (mais ou menos claras, mais ou menos oleosas) têm características diferentes e reagem de forma diferente a fatores externos. 

Em função desses fatores, e sempre com acompanhamento de um dermatologista ou profissional dermoestético, devemos escolher as melhores soluções para o caso particular. Talvez convenha usar um creme de uso diário e atuação gradual, como melan tran3x gel cream, ou possivelmente uma solução mais regeneradora e homogenizadora da pele, como brightening peel booster

Por outro lado, a hiperpigmentação em zonas íntimas deve solucionar-se com produtos específicos como dermamelan intimate gel, concebidos tendo em conta a sua elevada capacidade corretiva e também as qualidades protetoras especialmente necessárias para zonas delicadas. 

Alguns produtos, como cosmelan 2 ou dermamelan treatment, são cremes faciais despigmentantes de uso doméstico que fazem parte de tratamentos profissionais ou médicos mais amplos, os quais requerem o acompanhamento de um profissional se a hiperpigmentação for intensa e se quiserem resultados duradouros. 

Quando e por quanto tempo se deve usar? 

Outra dúvida muito frequente e muito pertinente. Tratam-se de produtos que incluem agentes de branqueamento e exfoliação, pelo que a sua aplicação incorreta ou abusiva pode provocar irritações, vermelhidão ou mesmo um efeito pêndulo de escurecimento. É por isso que é tão importante tomar precauções com o momento e a duração do uso de cremes despigmentantes. 

A exposição aos raios UV pode piorar a hiperpigmentação, pelo que é essencial proteger a pele da luz solar com fotoprotetores potentes e de amplo espectro (mínimo SPF 50+ para rosto e SPF 30 para o corpo).

Quanto ao período de utilização, no caso dos cremes despigmentantes brightening peel booster e dermamelan intimate gel, podem aplicar-se todos os dias, uma vez ao dia, e no caso de melan tran3x gel cream, recomendamos a aplicação duas vezes ao dia.  

crema despigmentante

Por outro lado, há que ter em conta que os tratamentos despigmentantes não costumam ter "efeito flash", ou seja, os seus efeitos não se notam imediatamente, mas sim depois de quatro a seis semanas.

Cada pessoa tem um creme despigmentante próprio 

Recomendamos, como sempre, que se informe detalhadamente com o seu especialista em saúde da pele ou o seu dermatologista para encontrar a melhor solução para a sua pele.