Se tem interesse nos cuidados de pele e quer estar a par das últimas tendências através das redes sociais, provavelmente já ouviu falar da rotina skinfluencer da moda no Instagram ou no Tik Tok. Vamos mostrar-lhe o que é skin cycling ou skin cycle e por que o deve experimentar em 2023!


O que é o Skin Cycling?

O termo "skin cycling" referencia uma rotina cíclica de tratamento de rosto que permite regenerar a pele através do uso de produtos específicos. Dura quatro noites, alternando entre a utilização de um esfoliante, um produto de retinol e um creme ou concentrado hidratante.  

Esta rotina, concebida durante o confinamento pela Dra. Whitney Bowe, dermatologista dos EUA, provém da ideia de alternar produtos para conseguir melhores resultados, tal como é feito nos treinos desportivos.  

Fases do Skin Cycling

Todos os produtos devem ser aplicados à noite, pois são ingredientes ativos muito potetes que visam a renovação da epiderme.

Dra. Vera Morandini, dermatologista

Noite 1: esfoliação  

No primeiro dia, deve esfoliar-se a pele com um esfoliante químico à base de AHA ou BHA ou por esfoliação mecânica. A escolha do esfoliante depende do seu tipo de pele e do estado.

Os esfoliantes químicos são aqueles que promovem a renovação celular progressiva da pele, graças à ação dos AHA ou BHA que contêm (aceleram a renovação celular). 

Recomendamos a utilização de proteção solar de espectro amplo durante o dia para proteger a pele do tratamento pelo qual passou durante toda a noite. 

skin cycling productos

Descubra brightening peel booster, o gel renovador que combate o tom irregular, as imperfeições de pigmentação e o aspeto baço. 

Os esfoliantes mecânicos contém micropartículas que, juntamente com uma massagem suave, ajudam a remover as células mortas (impurezas). Esta esfoliação é um pouco mais abrasiva e só deve ser utilizada em peles não sensíveis.

skin cycling productos

Descubra pure renewing mask, uma máscara purificadora intensiva. Esfolia e limpa os poros para prevenir imperfeições, sem micropartículas plásticas.

Noite 2: retinol 

O retinol é o ativo anti-idade de maior protagonismo, graças à sua ação global, que trata manchas, rugas e linhas de expressão, bem como a perda de firmeza ou falta de brilho da pele. 

No segundo dia, depois do produto de limpeza e desmaquilhante, aplique uma pequena quantidade do seu creme de retinol e deixe-o atuar durante a noite.  

skin cycling productos

Descubra skinretin 0,3%, o creme que combina retinol puro e bakuchiol com uma ação intensiva de regeneração e renovação.  

Escolher o produto à base de retinol ideal para si é fundamental: é recomendado que comece por utilizar um produto com uma baixa percentagem de concentração de retinol para que a pele se adapte gradualmente. A retinização é um processo que pode demorar até três meses, por isso não se preocupe se notar alguma sensibilidade da pele no início. Recomendamos a aplicação de produtos calmantes e nutritivos para aliviar estes efeitos e consultar um especialista em caso de irritação ou ardor excessivos; É também essencial usar proteção solar durante o dia. 

Dias 3 e 4: dê um descanso à sua pele

Dê uma folga à sua pele na terceira e quarta noite: é a fase de hidratar após dois dias de renovação intensiva.  

  • Se tiver uma pele seca, nutra-a em profundidade com um creme de ação hidratante intensa e nutritiva, como hydra-vital factor K
  • Para peles sensíveis, recomenda-se utilizar produtos suavizantes como skin balance

Então, já não tenho que usar outros produtos de tratamento da pele?

A Dra. Vera Morandini, dermatologista, explica: o ritual de cuidados faciais de skin cycling centra-se exclusivamente na renovação da epiderme, mas não tem em conta outros aspetos dos cuidados de rosto. Isto não quer dizer que os deva descurar. Continue a usar um produto de limpeza de rosto de manhã e à noite, uma máscara de rosto uma vez por semana e os seus produtos preferidos para cuidar de áreas específicas, tais como o contorno dos olhos ou dos lábios (recomendaria também uma rotina de dia e de noite, a pele deve ser tratada todos os dias).

Vou experimentar o skin cycling! O que devo ter em conta antes de começar? 

La Dra. Vera Morandini dá-nos as soluções: Primeiro, ter em conta que todos os produtos devem ser aplicados à noite, pois são ativos muito potentes que renovam a epiderme. Embora esta rotina seja adequada à maioria das pessoas, algumas peles sensíveis podem não a tolerar. Recomendamos que faça um diagnóstico profissional antes de adquirir novos hábitos de skincare. 

Além disso, insiste no uso da proteção solar: Com a utilização do retinol, é especialmente importante que proteja a sua pele da radiação solar com protetor solar de espectro amplo e FPS 50. 

Qual deve ser a duração do skin cycling? 

Neste caso, a Dra. Vera Morandini recomenda que a rotina dure no máximo um mês e meio. Este é o momento ideal para a pele se regenerar e adaptar ao retinol. Uma vez passado este período de adaptação, podemos começar a fazer um uso mais intensivo do retinol, a ponto de o utilizar diariamente, em função da tolerância de cada pele.".  

Qual o melhor momento para começar? 

Se a nossa pele já está adaptada ao retinol, podemos começar com o skin cycling em qualquer momento do ano, tomando as precauções que referimos, explica a Dra. Morandini. Se a sua pele ainda não está retinizada, é melhor começar este processo em meses de menor exposição solar

Quer saber como incorporar o Skin Cycling na sua rotina?

Entre em contacto com a Dra. Vera Morandini, dermatologista especializada em medicina estética, responderá a todas as suas perguntas.

Em 2023, comece a cuidar da sua pele como um profissional:  

Conheça todos os produtos mesoestetic®.