Os péptidos são uma poderosa arma na dermoestética e cosmética. Eis os dados-chave para entender e saber quando usá-los.


péptidos qué son

Já deve ter ouvido falar dos péptidos como elementos-chave nos tratamentos anti-idade e no cuidado da pele do âmbito da dermoestética. E também que o termo “péptido” continua cheio de incógnitas e segredos. 

É um horizonte amplo e ainda em desenvolvimento, mas é importante ter em conta. Queremos acabar com essas dúvidas e ajudar a compreender o que são os péptidos, quais são as suas características e quais são essas vantagens comparativas tão valorizadas que alargaram as diferentes aplicações no terreno da cosmética. 

O que são os péptidos? 

Um péptido é uma molécula formada por vários aminoácidos, mais concretamente entre dois e 50, através ligações peptídicas. Estas são as partes básicas que constituem as células e são capazes de executar funções biológicas fundamentais e muito diversas

Os péptidos são parentes próximos das proteínas. São diferentes delas em tamanho, estrutura e funções. 

  • Quanto ao tamanho, os péptidos de 2 a 20 aminoácidos denominam-se oligopéptidos (que são os mais relevantes para o nosso caso). Os de 21 a 50 são conhecidos como polipéptidos, e são as “peças” das proteínas (51 a 10 aminoácidos). 
  • Quanto à estrutura, estão menos definidos que as proteínas e podem adotar formações complexas (secundárias, terciárias, quaternárias...). 
  • Quanto a funções, que são muitas, os péptidos são fundamentais para regular a atividade de outras moléculas. 

Existe um grande número de péptidos. Para termos uma ideia, pensemos em todas as combinações possíveis dos vinte aminoácidos essenciais. Recordar que estas combinações não são apenas de dois péptidos (os chamados dipéptidos); também há tripéptidos, tetrapéptidos, etc. 

Os péptidos têm um grande número de funções e aplicações bioquímicas e médicas

  • São componentes estruturais e precursores das proteínas 
  • São os elementos que constituem os alcaloides 
  • Têm propriedades antibacterianas 
  • Podem atuar como hormonas 
  • Atuam como fatores de crescimento 
  • Servem como antioxidantes que atrasam os radicais livres 
  • Ajudam em alguns diagnósticos clínicos 

Vamos a seguir falar dos mecanismos de atuação relacionados com o cuidado da pele e a cosmética

Para que servem os péptidos na cosmética? 

Os péptidos são ativadores das células-mãe. Estas células têm a dupla capacidade de gerar novas células-mãe (um processo conhecido como autorrenovação) ou células especializadas, por exemplo, células cutâneas (a chamada diferenciação). Com o tempo e de forma natural, as células-mãe vão perdendo estas capacidades.

Ao estimular a divisão celular das células-mãe, o péptido faz com que continuem a nascer novas células cutâneas como os fibroblastos e os queratinocitos. Neste sentido, facilitam a regeneração de tecidos dérmicos bem estruturados, densos e saudáveis

Tipos de péptidos

Nesta perspetiva, podemos distinguir três tipos de péptidos quanto ao seu papel na saúde da pele:

  • Os péptidos transportadores favorecem a síntese enzimática em processos metabólicos como a produção de colagénio, propoprcionando assim os metais indispensáveis. 
  • Os péptidos sinal estimulam a produção de colagénio, elastina e ácido hialurónico por parte dos fibroblastos. 
  • Os péptidos inibidores reduzem a libertação dos neurotranssmisores responsáveis pela tensão muscular e, indiretamente, a formação de rugas. 

Isto fez com que os péptidos ganhassem muita popularidade nos últimos anos nas aplicações de alta cosmética. Vamos falar um pouco mais em detalhe. 

Como usar os péptidos em tratamentos dermoestéticos? 

Como vemos, os péptidos podem ajudar-nos a regenerar a pele a nível celular, a melhorar a sua saúde e o seu aspeto (aumentar a densidade e a tensão, suavizar as linhas de expressão e as rugas), a hidratar e acalmar a pele. Para tal, têm dois grandes trunfos.  

Por um lado, a sua capacidade de ação específica; ou seja, cada péptido tem as suas próprias características e qualidades. Por outro lado, a sua grande capacidade de penetração na pele, devido ao tamanho reduzido. Esta última vantagem de proteínas é o fator-chave que fez com que os péptidos se tornassem verdadeiras estrelas dos tratamentos cosméticos tópicos. 

Também começamos a ver desenvolvimentos de vanguarda para o uso intradérmico de péptidos, aproveitando e maximizando essas qualidades diferenciadas dos distintos péptidos de que falámos. Para tal, ao fim e ao cabo, é essencial contar com estudos sólidos, desenvolvimentos inovadores em investigação e desenvolvimento e critérios médicos e farmacológicos de excelência. 

Os péptidos nas soluções dermoestéticas da mesoestetic® 

Os péptidos estão presentes de forma transversal nas formuações da gama antiaging age element® da mesoestetic® e das soluções para peles sensíveis (sensitive skin solutions), sempre em produtos tópicos: cremes, contornos de olhos, séruns, soluções concentradas, máscaras, bálsamos e até suplementos alimentares.

Mas também fazem parte da composição de tratamentos profissionais intradérmicos clínicos como na gama mesohyal™

age element tratamiento

gama age element®

Descubra a gama de soluções age element®, que trata de forma intensiva todos os sinais do envelhecimento e contém péptidos em todas as suas fórmulas.